Balbuena está perto do adeus definitivo ao Corinthians. Emprestado pelo Dínamo de Moscou, da Rússia, somente até o dia 30 de junho, o zagueiro vive sua última semana como jogador alvinegro e já está ciente de que não terá o contrato renovado pela diretoria. O paraguaio apenas aguarda o fim de seu vínculo para encerrar a segunda passagem pelo clube, longe de ter feito jus à expectativa da torcida pelo seu retorno.
Reforço de peso para o segundo semestre de 2022, quando usufruiu da “cláusula de guerra” para jogadores estrangeiros que estavam atuando na Rússia ou na Ucrânia, Balbuena iniciou sua segunda passagem pelo Corinthians com alta expectativa da torcida pelas grandes atuações nos títulos de 2017 e 2018. O zagueiro, no entanto, não conseguiu repetir o desempenho que teve sob o comando de Fábio Carille.
O paraguaio até foi titular em alguns jogos na reta final de 2022, mas foi acumulando falhas, que continuaram no começo de 2023. Mesmo assim, Balbuena foi bastante utilizado no início desta temporada e atuou em nove jogos com Fernando Lázaro. Desde a saída do agora auxiliar, porém, o zagueiro esteve em campo apenas uma vez.
Esse único jogo de Balbuena na temporada sem Fernando Lázaro à beira do campo aconteceu em 23 de abril, quando o Corinthians perdeu por 3 x 1 para o Goiás, em Goiânia, pelo Brasileirão, na estreia do técnico Cuca. O paraguaio foi titular ao lado de Gil, mas não voltou a atuar pelo clube desde então.
Balbuena ficou apenas no banco de reservas contra o Remo, na Copa do Brasil, em 26 de abril, no segundo e último jogo de Cuca. Depois, ainda esteve entre os suplentes contra o Palmeiras, com o ex-meia Danilo como técnico interino, e também foi opção nas duas primeiras partidas de Vanderlei Luxemburgo, contra Independiente del Valle e Fortaleza.
Longe de repetir as boas atuações de 2017 e 2018 e perto do fim do contrato, Balbuena viu o Corinthians decidir que não faria esforços para mantê-lo no elenco a partir do término do empréstimo, em 30 de junho. Fora dos planos, o zagueiro foi afastado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo no início de maio e, desde então, vem treinando separado do grupo principal.
Mesmo sem entrar em campo pelo Corinthians há mais de dois meses, Balbuena foi convocado para representar o Paraguai na última Data FIFA. O zagueiro, inclusive, marcou um dos gols na vitória da Albirroja por 2 x 0 contra Nicarágua, em 18 de junho. Ele foi titular ao lado do palmeirense Gustavo Gómez no amistoso.
Agora, Balbuena aguarda a abertura da janela de transferências para definir seu próximo destino. Recentemente, o zagueiro teve seu nome ligado ao Vasco por alguns jornalistas e veículos de imprensa do Brasil. A tendência é de que o jogador não volte para o Dínamo de Moscou e utilize novamente a “cláusula de guerra”, ampliada pela FIFA até junho de 2024, para acertar com outro clube.
Balbuena encerra sua segunda passagem pelo Corinthians com apenas 31 jogos disputados, quatro gols marcados e nenhum título conquistado, além do vice-campeonato da Copa do Brasil de 2022. Ao todo, o paraguaio soma 167 jogos com a camisa alvinegra, com 15 gols e três títulos (Brasileirão 2017, Paulistão 2017 e Paulistão 2018).
Veja mais:
Corinthians busca a sétima classificação consecutiva para a semifinal do Brasileirão Feminino
Volante do Corinthians chega ao México para disputar amistosos com a Seleção Brasileira Sub-17
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados