Um dos maiores nomes alvinegros no século XXI, Fagner segue batendo marcas históricas pelo Corinthians. No último sábado, 10, o lateral-direito entrou em campo no empate por 1 x 1 com o Cuiabá, na Neo Química Arena, pela décima rodada do Brasileirão, e subiu mais uma posição no ranking de jogadores que mais atuaram com a camisa alvinegra desde 1910.
Fagner chegou a 507 jogos pelo Corinthians diante do Dourado e igualou a marca de Olavo, que atuou pelo clube entre 1952 e 1961. Os dois, agora, dividem a nona posição do ranking. O ex-zagueiro leva vantagem em relação às partidas como titular: 499, contra 484 do lateral-direito. O duelo contra o Cuiabá também marcou a 500ª partida do camisa 23 desde o retorno ao Timão, em 2014.
O camisa 23 vinha sendo titular nos últimos jogos com Vanderlei Luxemburgo, mas em posição diferente. Fagner atuou como ala-direito contra Atlético-MG, América-MG e Independiente del Valle, quando o treinador escalou o Corinthians com um sistema de três zagueiros. Mas, diante do Cuiabá, o técnico voltou para o esquema 4-3-3 e optou pela entrada do zagueiro Bruno Méndez como lateral-direito improvisado.
Vanderlei Luxemburgo decidiu colocar Fagner durante o intervalo, sacando o zagueiro uruguaio. O lateral-direito entrou para ajudar Guilherme Biro, que fez um bom primeiro tempo, mas estava sem apoio pelo lado direito do ataque, uma vez que Bruno Méndez não possui características ofensivas. O camisa 23 colaborou no sistema ofensivo, embora não tenha sido responsável por algum lance decisivo.
Agora nono colocado no ranking de mais jogos pelo Corinthians, Fagner pode alcançar outros dois ídolos históricos nos próximos meses: os ex-atacantes Cláudio, maior artilheiro da história alvinegra (550 partidas), e Vaguinho (551). Se cumprir seu contrato até o final de 2024, o lateral-direito pode chegar à terceira colocação da lista, que atualmente pertence ao ex-meia Luizinho (607) – veja o top-10 abaixo.
Formado nas categorias de base do Corinthians, Fagner estreou como profissional em 2006, ano em que disputou apenas sete jogos. O jogador foi negociado com o PSV, da Holanda, em 2007, e ainda defendeu Vitória, Vasco e Wolfsburg, da Alemanha, até 2014, quando acertou seu retorno ao Timão. Desde então, se consolidou como um dos melhores laterais do Brasil e marcou seu nome na história alvinegra.
Fagner terá a chance de ultrapassar Olavo e assumir, de forma isolada, a nona colocação do ranking de mais jogos pelo Corinthians apenas no dia 21 de junho. Isso porque, agora, os comandados de Vanderlei Luxemburgo terão dez dias de treino em meio à pausa no calendário para a Data FIFA. O próximo compromisso será diante do Santos, na Vila Belmiro, pela 11ª rodada do Brasileirão.
Veja o top-10 do ranking de mais jogos na história do Corinthians:
Veja mais:
Renovação do empréstimo? Compra? Corinthians define planos para Ruan Oliveira
Técnico do Corinthians vê elenco insuficiente para três competições e fala sobre pressão da torcida
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados