Uma das maiores promessas da base alvinegra, Guilherme Biro voltou a atuar pelo profissional do Corinthians após mais de seis meses na noite da última segunda-feira, 8, em empate com o Fortaleza, na Neo Química Arena, pela quarta rodada do Brasileirão. O jogador de 19 anos entrou no segundo tempo, teve boa atuação e agradou ao técnico Vanderlei Luxemburgo.
O treinador, inclusive, lamentou o fato de que não terá Guilherme Biro à disposição até, provavelmente, a segunda dezena do próximo mês. Isso porque o meio-campista está convocado pela Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo Sub-20, que será realizada entre os dias 20 de maio e 11 de junho, na Argentina.
Luxemburgo deixou claro, em entrevista coletiva após o jogo, que teria pedido a liberação de Biro se tivesse sido contratado antes pelo Corinthians. O técnico, no entanto, sabe que a Seleção Brasileira não deve liberar o jogador, que é titular absoluto no time de Ramon Menezes, assim como Giovane. Por outro lado, o atacante Pedro, titular contra o Fortaleza, foi desconvocado pela CBF após pedido do clube.
“Acho difícil (do Biro ser liberado), porque ele é titular da equipe (Seleção), né? É um jogador que a Seleção conta bastante com ele (…) É que eu cheguei agora. Se eu tivesse chegado um pouquinho antes, teria pedido para que ele não fosse (…) Se pudesse (ficar no Corinthians), seria bom”, afirmou Luxemburgo.
“O Endrick (do Palmeiras) não foi. Um jogador que nós precisamos colocar como mercado de futebol, valorização da base, e para a equipe, que precisa de um jogador talentoso como ele, eu teria pedido para que ele ficasse aqui. Ele e o Pedro são jogadores importantes (…) Só não entendo por que o Endrick está ficando… É um jogador que iria para a Seleção naturalmente. Mas faz parte”, lamentou.
Biro recebeu apenas sua terceira oportunidade no profissional do Corinthians, sendo a primeira na Neo Química Arena. O meio-campista foi lançado pelo técnico Vítor Pereira e disputou dois jogos em 2022, um em julho, contra o Fluminense, e outro em outubro, diante do Goiás. Luxemburgo rasgou elogios ao jogador e indicou que deve utilizá-lo mais vezes após a disputa do Mundial Sub-20.
“Estamos fazendo um processo de renovação, de dar oportunidade para os jovens. Eu gosto muito disso, de jogadores com a marca e com a cara do Corinthians. Ele é um jogador diferente, que vai dar muitas alegrias ao Corinthians. Ele vai para a Seleção, se pudesse ficar aqui, seria bom.”
“Ele é um jogador interessantíssimo, que joga tanto por dentro quanto por fora, na esquerda e na direita. A primeira jogada que ele fez (contra o Fortaleza), ele quebrou linhas. Isso é fundamental no futebol. E quando eu passei ele para dentro, ele deu um tapa e achou o Róger (Guedes) de primeira… É um jogador que sabe jogar bola“, finalizou.
Provavelmente já sem Guilherme Biro, que deve se apresentar à Seleção Brasileira nos próximos dias, o Corinthians volta a campo nesta quinta-feira, 11, às 19h (horário de Brasília), novamente pelo Brasileirão. Agora, o adversário será o líder do campeonato, o Botafogo, que conta com 100% de aproveitamento em quatro rodadas.
Veja mais:
Corinthians alcança marcas positivas em jogo contra o Fortaleza
Vanderlei Luxemburgo elogia Fortaleza e comenta escolhas táticas e clima no Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados