Na noite deste domingo, 23, as jogadoras e toda a comissão técnica do elenco feminino do Corinthians, incluindo o treinador Arthur Elias, fizeram uma manifestação em suas redes sociais, ressaltando a importância do movimento ‘Respeita As Minas‘, que combate a violência e luta pelos direitos das mulheres. Todas as atletas publicaram o mesmo texto.
A ação acontece dias depois da contratação do treinador Cuca para o elenco profissional masculino do clube, que gerou muita polêmica nos últimos dias. Ele foi condenado na década de 1980 por estupro de menor, na Suíça. Entretanto, as jogadoras não citaram diretamente o nome do técnico.
Após a contratação do treinador, muitos protestos foram realizados. Os muros do Parque São Jorge amanheceram pichados no dia seguinte à oficialização e torcidas organizadas como Estopim, Camisa 12 e Pavilhão Nove, repudiaram o anúncio. No dia da coletiva de apresentação, diversas torcedoras foram ao CT. Dr. Joaquim Grava protestar contra a chegada do profissional.
Por sua vez, Cuca jura que não tem qualquer culpa no caso. O técnico destacou que foi condenado à revelia, por não apresentar defesa na época. Sobre isso, o treinador alegou que não sabia do julgamento e não tinha dinheiro para pagar uma defesa. Ele foi condenado pela Justiça da Suíça por 15 meses, mas não pagou a pena. A Constituição do Brasil não permite a extradição de brasileiros e a condenação prescreveu em 2004.
O Corinthians é um dos times que mais investe no futebol feminino, e a campanha ‘Respeita As Minas‘ surgiu em 2018. No segundo semestre de 2021, o clube chegou a lançar uma camisa especial para representar o movimento, que tem o intuito de lutar pelos direitos femininos não só dentro do futebol, mas também na sociedade.
Confira o texto postado pelas jogadoras do Corinthians nas redes sociais:
“Estar em um clube democrático significa que podemos usar a nossa voz, por vezes de forma pública, por vezes nos bastidores.
‘Respeita As Minas’ não é uma frase qualquer. É, acima de tudo, um estado de espírito e um compromisso compartilhado.
Ser Corinthians significa viver e lutar por direitos todos os dias”.
Veja mais:
Róger Guedes marca, mas Corinthians perde de virada para o Goiás na estreia de Cuca
Judoca do Corinthians recebe ajuda de ídolo do clube para disputar final de campeonato
Atacante do Corinthians fala sobre preparação da equipe antes de jogo contra o Goiás
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados