O Corinthians anunciou a contratação de Cuca na tarde da última quarta-feira, 20, poucas horas após oficializar a saída de Fernando Lázaro do comando técnico da equipe. Logo em seguida, o clube foi alvo de críticas, o que já era esperado por Duilio, presidente do Timão.
De acordo com informações do ge, o acordo entre Duilio, Alessandro e Cuca ocorreu ainda na parte da manhã, porém em sigilo. A diretoria optou por não divulgar a notícia imediatamente em razão do histórico do técnico, que foi condenado por abuso sexual contra uma criança de 13 anos na Suíça, em 1987. Tal fato tem gerado manifestações de muitos torcedores nas redes sociais.
O presidente corinthiano estava ciente da possível repercussão negativa após o anúncio da contratação e, por essa razão, discutiu o assunto com o técnico antes mesmo de anuncia-lo. Na coletiva de imprensa desta sexta-feira, quando o treinador será apresentado oficialmente, ele buscará esclarecer a questão.
Com a aprovação de seu departamento jurídico, o Corinthians agiu rapidamente e formalizou a contratação do novo treinador. A fim de que o técnico pudesse estar presente no jogo contra o Goiás, foi necessário que seu registro fosse feito no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda na quinta-feira.
Cuca chegou a ser descartado como possível nome para assumir o comando técnico do Corinthians no início de 2022, após a demissão de Sylvinho. No entanto, agora ocupando as funções de presidente e diretor de futebol, Duilio Monteiro Alves bancou a contratação do treinador, por quem nutre uma admiração antiga.
Duilio Monteiro Alves e Cuca devem deixar o Corinthians juntos, ao final de 2023. O mandato do presidente chegará ao fim, de acordo com o estatuto do clube, enquanto o técnico assinou um contrato válido apenas até o fim da temporada.
Sob novo comando, o Corinthians entra em campo neste domingo, 23, contra o Goiás, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo acontece no Estádio da Serrinha, em Goiânia, às 19h (horário de Brasília).
Veja mais:
Corinthians conhece detalhes das últimas cinco rodadas do Brasileirão Feminino
Fausto Vera lidera elenco do Corinthians em três quesitos desde sua chegada ao clube; veja números
Brasil conhece adversários da Copa do Mundo Sub-20; Corinthians pode ter convocados
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados