Embora esteja vivendo a primeira experiência da carreira com a maior parte do atual elenco alvinegro, o técnico Cuca, recém-chegado ao Corinthians, é velho conhecido de quatro titulares do clube. Isso porque o treinador já trabalhou, em algum momento da profissão, com quatro jogadores: o lateral-esquerdo Fábio Santos, o zagueiro Gil e os atacantes Róger Guedes e Yuri Alberto.
“O Fábio Santos eu subi no São Paulo em 2004, o Gil eu trabalhei no Cruzeiro em 2010 naquele pênalti dele, o Róger Guedes a gente buscou lá no Criciúma em 2016, e o Yuri Alberto estava no Santos e acabou indo para o Internacional (em 2020)”, recordou Cuca, em entrevista coletiva de apresentação na última sexta-feira.
Hoje o jogador mais experiente do elenco do Corinthians, Fábio Santos teve Cuca como treinador em 2004, com apenas 19 anos, no São Paulo, onde foi revelado para o futebol. A relação entre os dois, no entanto, durou pouco, uma vez que o técnico foi demitido pelo Tricolor em agosto daquele ano. Já o lateral-esquerdo seguiu vinculado ao clube até 2008, acumulando empréstimos no período.
Já Gil trabalhou com Cuca no Cruzeiro entre 2010 e 2011, aos 23 anos. Juntos, conquistaram o Campeonato Mineiro de 2011 e assistiram em campo ao último gol do ex-craque Ronaldo Fenômeno com a camisa alvinegra, no Brasileirão de 2010, em vitória do Timão por 1 x 0 sobre a Raposa. Na ocasião, o ex-atacante converteu pênalti cometido pelo zagueiro. A relação acabou quando o jogador foi para o Valenciennes, da França.
Róger Guedes, por sua vez, recebeu sua primeira grande oportunidade no futebol justamente com Cuca, em 2016, aos 20 anos. Destaque no Criciúma, o atacante foi um pedido do técnico à diretoria do Palmeiras, que contratou o jogador para a disputa do Brasileirão daquele ano. Juntos, conquistaram o campeonato nacional com o atual camisa 10 do Corinthians como titular.
A relação de Róger Guedes com Cuca acabou em dezembro de 2016, quando o técnico deixou o Palmeiras alegando razões pessoais. Mas, em maio de 2017, retornou ao rival do Corinthians e fez o atacante voltar a ser titular. O jogador, inclusive, já chegou a chamar o treinador de “pai” em uma entrevista naquela época.
Por fim, Cuca comandou Yuri Alberto também garoto, no Santos, em 2018 e em 2020, quando o centroavante tinha 17 e 19 anos. Porém, o atacante não conseguiu se firmar no Peixe, onde marcou apenas três gols em 27 jogos, e não aceitou uma renovação contratual em 2020, se transferindo sem custos para o Internacional.
Vale destacar que, em 2005, Cuca, na época à frente do Flamengo, viu Renato Augusto despontar nas categorias de base do clube carioca, mas não comandou o meio-campista em nenhum jogo. A estreia do jogador como profissional com a camisa rubro-negra aconteceu com Celso Roth, curiosamente em derrota por 4 x 2 para o Corinthians, já após a demissão do atual técnico corinthiano.
Para Cuca, essa experiência com nomes de destaque do atual elenco do Corinthians é importante. O técnico ressaltou que os quatro jogadores já devem ter conversado com o restante do grupo para detalhar seu estilo, que conta com cobranças internas e pouca exposição pública. O treinador ainda mostrou confiança em realizar um bom trabalho no clube.
“Os jogadores me conhecem, com certeza já passaram aos demais como eu sou. Isso é ótimo para eles, a gente gosta de olho no olho, de ser claro com eles. Nunca fui de expor jogador, sei como cobrar de forma interna. É uma vantagem que tenho. Muitos dos outros temos conhecimento por termos jogado contra. Acho que dá para fazer um trabalho bom, se Deus quiser“, encerrou Cuca.
Provavelmente com Fábio Santos, Gil, Róger Guedes e Yuri Alberto como titulares, Cuca estreia à beira do campo pelo Corinthians neste domingo, 23, às 19h (horário de Brasília), contra o Goiás, pela segunda rodada do Brasileirão. O duelo será disputado na Serrinha, em Goiânia.
Veja mais:
Corinthians enfrenta Unifacisa em busca de se manter vivo no NBB
Timãozinho em dose dupla! Corinthians Sub-15 e Sub-17 entram em campo pelo Paulistão das categorias
Corinthians recebe União Suzano pelo Campeonato Paulista Sub-20
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados