O Corinthians venceu por 2 x 1, mas jogou mal contra o Cruzeiro, no último domingo, na Neo Química Arena, pela primeira rodada do Brasileirão. O time abusou dos lançamentos com um meio-campo pouco criativo e não conseguiu incomodar a defesa celeste, sobretudo no primeiro tempo. E o técnico Fernando Lázaro admitiu que essa ligação direta da zaga para o ataque foi uma estratégia elaborada especificamente para esse jogo.
“Pelo que a gente tinha avaliado do Cruzeiro, é um time que tentava muito mais subir e fazer uma pressão mais alta, deixando espaço nas costas da defesa. Então, buscamos explorar esse espaço com velocidade e bolas em profundidade“, declarou Lázaro, em entrevista coletiva após o jogo na Neo Química Arena.
Além de insistir em lançamentos infrutíferos da zaga para o ataque, o Corinthians atuou em um sistema tático diferente. Depois de ter boas atuações no Paulistão com o 4-4-2 formado por um losango de quatro meio-campistas, o time jogou no 4-3-3, com dois pontas abertos, na derrota para o Remo, quarta-feira passada, e na vitória em cima do Cruzeiro.
De acordo com Fernando Lázaro, a mudança no sistema para enfrentar o Cruzeiro se deu por conta da característica de Chrystian Barletta, um meia-atacante que prefere atuar aberto pela direita. Assim, o técnico deixou o time com dois pontas, com Róger Guedes ocupando o flanco esquerdo e Yuri Alberto como centroavante de ofício. Diante do Remo, Pedro, de apenas 17 anos, fez a função do camisa 10.
“A questão da forma do time jogar, o Barletta é um atleta mais externo e de lado de campo, embora saiba entrar no campo e flutuar. Mas é um cara mais agudo e de lado. Projetamos isso até por contexto de jogo, característica do atleta e do adversário”, disse.
“Começamos defendendo no 4-4-2, Róger por dentro com Yuri. Depois, para jogar, (Róger) abrindo um pouco mais pelo lado esquerdo. São ajustes de acordo com as características dos atletas, para cada um tentar estar mais próximo do que pode contribuir da melhor forma em um momento ofensivo e defensivo”, encerrou.
O Corinthians, agora, se prepara para encarar o Argentinos Juniors, da Argentina, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, em duelo marcado para esta quarta-feira, 19, às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena. O próximo jogo pelo Brasileirão será diante do Goiás, na Serrinha, no domingo, 23, às 19h.
Veja mais:
Lateral do Corinthians mantém marca única na história do Brasileirão por pontos corridos
Fausto tem números de destaque em seus últimos cinco jogos pelo Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados