Os cinco minutos em campo na vitória contra o Cruzeiro, no último domingo, na Neo Química Arena, foram suficientes para Fábio Santos, do Corinthians, manter uma marca que apenas ele possui entre todos os atletas que atuaram no Brasileirão desde 2003. O lateral-esquerdo, agora, segue como o único jogador a disputar todas as 21 edições do campeonato em pontos corridos.
Fábio Santos atuou em pelo menos um jogo no Brasileirão Série A desde que a CBF adotou o sistema de pontos corridos, em 2003, ainda com 24 clubes – o formato atual, com 20 times, começou em 2006. Diego Souza (Grêmio), Fábio (Fluminense), Felipe Melo (Fluminense) e Filipe Luís (Flamengo) são outros que atuaram na competição há 20 anos e seguem na ativa, mas nenhum deles atuou em todas as edições.
Embora tenha atuado em todas as edições desde 2003, Fábio Santos não é o recordista em jogos pelo Brasileirão. O posto pertence ao goleiro Fábio, do Fluminense, com 609 jogos – o lateral-esquerdo do Corinthians esteve em campo 419 vezes pelo campeonato nacional. O arqueiro do Tricolor, porém, não disputou a competição em 2020 e 2021, quando esteve na Série B com o Cruzeiro.
Diante do Cruzeiro, Fábio Santos não foi titular e viu seu concorrente de posição, Matheus Bidu, ser um dos destaques positivos do Corinthians ao longo do jogo. Fernando Lázaro decidiu colocar o veterano apenas nos acréscimos do segundo tempo, quando o Cruzeiro pressionava em busca do empate – o Timão venceu por 2 x 1. O camisa 6 pouco fez nos cinco minutos em que esteve em campo, mas manteve a marca histórica no Brasileirão.
Formado nas categorias de base do São Paulo, Fábio Santos atuou no Brasileirão pelo clube em 2003, 2004, 2005 e 2006, antes de ser vendido ao Kashima Antlers, do Japão. Ele retornou ao Brasil em 2007 para defender o Cruzeiro. Já em 2008, jogou o campeonato pelo Santos. Nos dois anos seguintes, esteve no elenco do Grêmio.
Fábio Santos chegou ao Corinthians em 2011, quando rapidamente se tornou titular e conquistou seu segundo título nacional – o primeiro veio em 2006, pelo São Paulo. O lateral-esquerdo permaneceu no Timão até 2015, ano em que fez apenas seis jogos no Brasileirão antes de acertar com o Cruz Azul, do México.
Mas o experiente jogador voltou ao futebol brasileiro em 2016, para jogar pelo Atlético-MG. No Galo, atuou no Brasileirão até 2020, quando retornou ao Corinthians. Desde então, esteve em todas as edições com a camisa alvinegra. Ao todo, Fábio Santos acumula 32 gols marcados na história da competição, com três títulos (2006, 2011 e 2015).
Veja mais:
Fausto tem números de destaque em seus últimos cinco jogos pelo Corinthians
Róger Guedes diz que Lázaro faz ‘trabalho fantástico’ e pede paciência com técnico no Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados