Na última quinta-feira (30), o Boca Juniors comunicou que a partida de estreia da equipe na Libertadores 2023, contra o Monagas, da Venezuela, não terá venda de ingressos para seus torcedores. A decisão foi tomada em virtude dos atos racistas cometidos por parte da torcida argentina contra os torcedores do Corinthians, na edição do ano passado.
Boca Juniors e Corinthians se encontraram em quatro oportunidades pela Copa Libertadores de 2022, e em todas as ocasiões aconteceram casos de racismo por parte da torcida do clube argentino. Na ocasião, o Boca foi multado em 100 mil dólares e precisou exibir a mensagem “basta de racismo” em seu telão.
Nos jogos do ano passado, o Corinthians obteve uma vitória e três empates contra o Boca Juniors. O Timão saiu vitorioso no primeiro confronto pela fase de grupos, realizado na Neo Química Arena, e empatou no estádio La Bombonera. Já nos jogos eliminatórios, as equipes empataram em ambos os duelos, e o Alvinegro avançou para a próxima fase ao vencer os xeneizes nos pênaltis.
Na edição de 2023 da Libertadores, Corinthians e Boca estão em grupos distintos. O Timão está no Grupo E, juntamente com o Independiente Del Valle (Equador), Liverpool (Uruguai) e Argentinos Juniors (Argentina). Já o Boca Juniors integra o grupo F, ao lado do Colo-Colo (Chile), Monagas (Venezuela) e Deportivo Pereira (Colômbia).
Confira a nota divulgada pelo Boca Juniors:
“O Club Atlético Boca Juniors informa aos seus sócios e torcedores em geral que, em virtude de medida disciplinar da Conmebol, em decorrência de incidentes ocorridos na partida contra o Corinthians pela Copa Libertadores de 2022, não haverá venda de ingressos nem entrada de público visitante na partida que o clube joga na próxima quinta-feira, 6 de abril, contra o Monagas, na Venezuela, na estreia em nova edição da máxima competição continental. Portanto, para evitar possíveis penalidades, os torcedores devem se abster de comparecer à referida partida.”
Veja mais:
Corinthians acerta contratação de lateral-direito do Coimbra para o sub-20
‘É sempre contra a gente’: ala do Corinthians protesta contra arbitragem após empate polêmico na LNF
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados