Na noite da última quinta-feira, 30, a Seleção Brasileira estreou no Torneio Sul-Americano Sub-17 contra o Equador, em Guayaquil. O Brasil até fez um bom primeiro tempo e abriu 2 x 0, com gols de Kauã Elias, do Fluminense, mas os donos da casa arrancaram um empate por 2 x 2 nos minutos finais do segundo tempo. E um jogador do Corinthians viu (quase) tudo dentro de campo: Luiz Gustavo, o Bahia.
Nome de confiança do treinador Phelipe Leal e presente em todo o ciclo para o Sul-Americano, Bahia foi titular do Brasil e formou dupla de volantes com Matheus Ferreira, do Vasco. Os dois foram os responsáveis pela proteção da zaga formada por Vitor Reis e Da Mata e pela saída de bola do time brasileiro.
Luiz Gustavo, inclusive, teria sido responsável por uma bonita assistência para Kauã Elias no primeiro tempo, quando o placar ainda estava zerado, se não fosse pelo goleiro equatoriano. Aos 17 minutos de jogo, o volante do Corinthians lançou o atacante, que entrou livre na área e bateu no canto direito. Mas o arqueiro Cristhian Loor fez ótima defesa com os pés.
A promessa alvinegra permaneceu em campo até os 22 minutos do segundo tempo, quando o Brasil ainda vencia por 2 x 0 – os gols equatorianos saíram aos 42 e aos 46. O treinador Phelipe Leal tirou Luiz Gustavo para colocar Bernardo Valim, do Botafogo, que pouco pôde fazer dentro de campo e não conseguiu evitar que os três pontos escapassem na estreia.
Bahia é o único jogador do Corinthians convocado pela Seleção Brasileira para o Sul-Americano Sub-17. O volante é tido como um dos principais nomes da categoria do Corinthians e, inclusive, assinou seu primeiro contrato profissional com o clube em 2022, válido até julho de 2025, com multa rescisória na casa dos 50 milhões de euros. Em dezembro, Luiz Gustavo foi o capitão alvinegro no título da MGF Cup Sub-16.
Agora com um ponto amargo somado na estreia, Luiz Gustavo e o Brasil vão em busca da primeira vitória na competição continental neste sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o Chile. Os três primeiros colocados de cada grupo se classificam ao hexagonal final, em sistema de disputa idêntico ao do Sul-Americano Sub-20, conquistado pelos corinthianos Giovane, Pedro e Guilherme Biro em fevereiro.
Veja mais:
Corinthians recebe Pato Futsal pela segunda rodada da LNF
Corinthians detalha as vendas para jogo contra o Caxias no NBB; veja preços
Vic Albuquerque renova contrato com o Corinthians em meio a interesse do exterior
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados