Corinthians pode ter em seu grupo na Libertadores equipes que jogam em grandes altitudes

  • Por Eduardo Costa / Redação da Central do Timão

Nesta segunda-feira (27), às 21h, acontece o sorteio da fase de grupos da Conmebol Libertadores 2023. O Corinthians está no Pote 2 e pode encarar um grande time sul-americano em seu grupo. Os possíveis adversários do Timão, que estão no pote 1, são River Plate-ARG, Boca Juniors-ARG, Nacional-URU, Independiente Del Valle-EQU e Olimpia-PAR.

Além de enfrentar adversários tradicionais e de qualidade, o Timão pode ter que lidar com equipes que jogam em grandes altitudes, o que muitas vezes é um fator determinante nas partidas de futebol, pois a falta de oxigênio dificulta a respiração dos jogadores e pode prejudicar o desempenho das equipes. Os dois clubes que mandam seus jogos nas maiores altitudes são o Bolívar e o The Strongest, ambos de La Paz, na Bolívia, a 3625 metros acima do nível do mar. Os dois estão no pote 3 e podem cair no grupo do Timão na primeira fase da Libertadores.

Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians.

Além das equipes bolivianas, equipes equatorianas também mandam seus jogos em locais de grandes altitudes. O Independiente Del Valle, campeão da Copa Sul-Americana na última temporada, contra o São Paulo, está no Pote 1, e o Aucas, no Pote 3, ambos são de Quito, a 2850 metros acima do nível do mar, e também podem cair na chave do Timão.

Por fim, o time peruano de Arequipa, Melgar, pode ser um adversário difícil considerando a altitude de seu estádio. A cidade com aproximadamente 1 milhão de habitantes está localizada a 2335 acima do nível do mar. A equipe com sete participações na Libertadores está no Pote 3 do sorteio desta segunda.

O último confronto do Corinthians em uma grande altitude foi contra o Always Ready-BOL, em sua estreia na Libertadores da temporada passada. Naquela ocasião, o Timão sofreu e perdeu o duelo por 2 x 0.

O Timão terá de se preparar adequadamente para enfrentar os desafios que a altitude pode trazer na Libertadores. É importante que a equipe chegue com antecedência nas cidades onde jogará, para ter tempo de se adaptar e minimizar os efeitos da falta de oxigênio. Além disso, Fernando Lázaro deve elaborar estratégias táticas específicas para jogar nessas condições, como jogadas mais curtas e rápidas, a fim de minimizar o desgaste físico. Com preparação física e tática adequadas, a equipe pode superar essas adversidades e alcançar seus objetivos na competição mais importante do continente.

Confira confrontos do Corinthians contra essas equipes:

The Strongest 0 x 2 Corinthians – Libertadores 2003

Independiente Del Valle 2 x 2 Corinthians – Sul-Americana 2019

Veja mais:

Everton Ribeiro, Matheus Pereira, Lanzini… Fiel ‘atende’ Duilio e sugere meias para o Corinthians

Gustavo Mosquito visita e presenteia torcedor do Corinthians que luta contra o câncer; veja fotos

Você sabia? Cunhado de Pelé jogou pelo Corinthians nos anos 60

Notícias do Corinthians

Rolar para cima