A Conmebol sorteou, na noite da última segunda-feira, em Luque, no Paraguai, os oito grupos da Libertadores de 2023. O Corinthians, agora, já sabe quem vai enfrentar nesta fase da competição continental, que terá início na próxima semana: Independiente del Valle, do Equador, Argentinos Juniors, da Argentina, e Liverpool, do Uruguai.
O Grupo E, então, terá um algoz recente do Corinthians em uma competição continental. O Timão ainda vai duelar com o clube que formou o volante Fausto Vera e o ex-meia Diego Maradona, falecido em 2020 e considerado um dos maiores jogadores da história do futebol. Por fim, a chave conta com um estreante na fase de grupos da Libertadores.
Abaixo, a Central do Timão detalha os adversários do Corinthians na fase de grupos. Veja!
Independiente del Valle (Equador):
O Independiente del Valle é o atual campeão da Copa Sul-Americana e da Recopa, contra São Paulo e Flamengo, respectivamente, e é conhecido por ser uma “pedra no sapato” de clubes brasileiros, incluindo o Corinthians em um passado não tão distante. O desempenho diante de brasileiros fez o clube receber a alcunha de Matagigantes.
O Del Valle foi o responsável pela eliminação do Corinthians na semifinal da Copa Sul-Americana de 2019, quando conquistou seu primeiro título continental em final contra o Colón, da Argentina. Três anos depois, em 2022, os equatorianos levaram o bicampeonato da competição, agora em cima do São Paulo.
Hoje comandado pelo argentino Martín Anselmí, o Independiente del Valle manda seus jogos no Estádio Rumiñahui, localizado em Sangolquí, província de Pichincha. A cidade equatoriana conta com uma altitude de mais de 2.700 metros acima do nível do mar.
Os Rayados são os atuais campeões da Copa do Equador e da Supercopa do Equador. No campeonato local, os comandados de Martín Anselmí ocupam a segunda colocação nos critérios de desempate, uma vez que têm os mesmos seis pontos do líder Emelec.
Argentinos Juniors (Argentina):
O Argentinos Juniors pode não ser um Boca Juniors ou River Plate quando se trata de Libertadores, mas o Corinthians precisa ter cuidado. O adversário alvinegro tem um título da competição continental, conquistado em 1985, e foi o responsável pela formação de um dos maiores nomes da história do futebol: Diego Maradona.
O argentino, falecido em novembro de 2020, atuou pelas categorias de base do Argentinos Juniors entre 1969 e 1976, quando se profissionalizou. Pelo clube, o ex-meia disputou 166 jogos, com a incrível marca de 116 gols. O estádio do adversário do Corinthians ainda leva o nome do astro: Diego Armando Maradona.
E a base do Argentinos Juniors não foi responsável apenas pela formação de Maradona. Isso porque o clube de La Paternal revelou um dos principais nomes do atual elenco alvinegro: Fausto Vera. O Corinthians comprou o volante do clube argentino em julho de 2022, após o jogador acumular convocações para a base da Seleção Argentina.
Hoje comandado pelo ex-zagueiro Gabriel Milito, com passagem pelo Barcelona, o Argentinos Juniors ocupa a 13ª colocação da Liga Argentina, com 11 pontos, sete a menos em relação ao líder River Plate. Na última temporada, o clube de La Paternal, ainda com Fausto Vera no elenco, foi o quarto colocado do Grupo A na primeira fase do campeonato. Na segunda fase, encerrou na oitava posição.
Liverpool (Uruguai):
Por fim, o Corinthians terá pela frente um estreante na fase de grupos da Libertadores. O Liverpool, de Montevidéu, até já disputou a competição uma vez na história, em 2011, mas caiu ainda nas etapas preliminares para o Grêmio. Os uruguaios, então, debutarão na fase de grupos.
De acordo com o regulamento da Conmebol, o clube do pote 2, no caso o Corinthians, enfrenta o time do pote 4, o Liverpool, como visitante na primeira rodada da fase de grupos. Timão e Negriazules, então, serão adversários já na próxima semana, em dia a ser definido. O jogo deve acontecer no Estádio Belvedere, que tem capacidade para 10 mil pessoas, em Montevidéu.
Mas se engana quem pensa que o Corinthians terá facilidade contra o Liverpool. Embora seja um clube modesto, os Negriazules são os atuais campeões do Torneio Apertura do Campeonato Uruguaio. Eles ainda conquistaram a Supercopa Uruguaia em 2023, em final contra o tradicional Nacional.
Além de bater o Nacional na Supercopa, o Liverpool venceu outro gigante uruguaio recentemente. No último sábado, 25 de março, os comandados pelo ex-goleiro Jorge Bava derrotaram o Peñarol por 1 x 0. O time é, atualmente, o sétimo colocado do campeonato local, com 12 pontos em oito jogos.
Veja mais:
Corinthians enfrenta Minas em busca de mais uma vitória no NBB
Definido! Corinthians conhece adversários na Libertadores; veja detalhes
Corinthians Futsal busca feito realizado somente duas vezes nos últimos 10 anos
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados