Na última segunda-feira, a FIFA anunciou os vencedores do Prêmio The Best, em cerimônia realizada em Paris, na França. Entre 11 categorias diferentes que foram premiadas, referentes ao ano de 2022, uma das mais aguardadas foi a de melhor jogadora do mundo. E a lateral-esquerda Tamires, do Corinthians, participou da votação para eleger a vencedora.
Assim como cada participante da votação, Tamires elegeu três nomes que, na visão dela, foram as três melhores jogadoras do mundo em 2022. A lateral-esquerda escolheu a atacante brasileira Debinha na primeira colocação, a defensora inglesa Leah Willamson na segunda posição e a zagueira francesa Wendie Renard para fechar o pódio.
Os votos de Tamires, no entanto, não surtiram efeito na premiação do The Best. Isso porque a meia-atacante espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, foi eleita a melhor jogadora do mundo, superando a atacante inglesa Beth Mead, do Arsenal, que era considerada favorita ao prêmio individual por ter sido campeã e artilheira da Eurocopa Feminina em 2022.
Tamires participou da votação por ter sido a capitã da Seleção Brasileira em 2022, em função da lesão de Marta. De acordo com a regra da FIFA, todos os treinadores e capitães das seleções nacionais filiadas à entidade podem participar da eleição para nove categorias do The Best.
Vale destacar que cada posição nas votações tem uma pontuação diferente. Por exemplo, Debinha ganhou cinco pontos por ter ocupado a primeira colocação na votação de Tamires, enquanto Leah Willamson somou três pontos graças à lateral-esquerda. Wendie Renard, terceira colocada, recebeu um ponto pela escolha da jogadora do Corinthians.
Veja os vencedores das 11 categorias do Prêmio FIFA The Best:
Melhor jogador do mundo: Lionel Messi;
Melhor jogadora do mundo: Alexia Putellas;
Melhor técnico de futebol masculino: Lionel Scaloni;
Melhor técnica de futebol feminino: Sarina Wiegman;
Melhor goleiro do mundo: Emiliano Martínez;
Melhor goleira do mundo: Mary Earps;
Prêmio Puskás (gol mais bonito do ano): Marcin Oleksy;
FIFA Fan Award (melhor torcida): torcedores da Argentina na Copa do Mundo;
FIFA Fair Play (jogo limpo): Luka Lochoshvili;
Seleção ideal feminina: Christiane Endler; Lucy Bronze, Mapi León, Leah Williamson e Wendie Renard; Alexia Putellas, Keira Walsh e Lena Oberdorf; Alex Morgan, Sam Kerr e Beth Mead.
Seleção ideal masculina: Thibaut Courtois; Achraf Hakimi, João Cancelo e Virgil van Dijk; Kevin De Bruyne, Luka Modric e Casemiro; Lionel Messi, Kylian Mbappé, Karim Benzema e Erling Haaland.
Veja mais:
Róger Guedes revela valor pago pelo Corinthians a clube chinês para contratá-lo em agosto de 2021
Róger Guedes revela quase ter ido para o Corinthians em 2015: “Não me passaram tudo”
Grupo de conselheiros lança candidatura de Ronaldo Giovanelli para presidente do Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados