- Por Eduardo Costa / Redação da Central do Timão
Na última terça-feira (21), um dos maiores centroavantes da história do Corinthians, Luizão, foi entrevistado pelo jornalista Benjamim Back no seu programa Benja Me Mucho. O grande ex-atacante explicou a sua comemoração característica nos tempos de Timão e, mesmo tendo passado por diversos clubes no Brasil, revelou que se identifica mais com o Alvinegro Paulista.
“Eu sempre respeitei todas as torcidas, quando eu jogava por um clube, nunca mexi com torcida adversária quando fazia gol, mas eu sou o Luizão do Corinthians. Essa marca, se você perguntar a todo mundo, é a cara do Corinthians, porque também eu fiquei mais tempo”, contou.
Revelado no Guarani, Luizão foi um dos melhores centroavantes brasileiros nas décadas de 1990 e 2000. Além do Bugre e do Corinthians, o atacante atuou por Palmeiras, Vasco, Botafogo, São Paulo, Grêmio e Flamengo.
Pelo Corinthians, o histórico Camisa 9 atuou em 109 partidas, marcou 76 gols e conquistou quatro títulos: Campeonato Brasileiro (1999), o Mundial de Clubes (2000), o Paulistão (2001) e Torneio Rio-São Paulo (2002).
Na entrevista, Luizão também falou sobre a sua famosa comemoração batendo no peito. “Estávamos perdendo um jogo por 1 x 0 e a Gaviões não tinha chegado ainda na partida, acho que era um jogo de Rio-São Paulo. Eu fiz um gol de cabeça bonito e eu saí batendo no peito, acho que foi o Ricardinho que bateu o escanteio, e a partir daí surgiu essa marca.
“Seu Alberto Dualib me encontrava e batia no peito, o pessoal me encontrava no shopping e batia no peito. Aí eu comecei a comemorar assim, e virou uma marca. Mas, todo mundo bate muito fraquinho, tem que bater com força“, brincou.
Luizão também teve passagens por clubes da Europa, como Deportivo La Coruña, da Espanha, e Herta Berlim, da Alemanha. O ex-jogador ainda foi peça importante na Seleção Brasileira, sendo campeão da Copa do Mundo em 2002. Com a Amarelinha, marcou três gols em 17 jogos.
Em 2000, pelo Timão, Luizão anotou 15 gols na Libertadores daquele ano, sendo o jogador com mais tentos em uma única edição do torneio.
Veja mais:
Corinthians ultrapassa marcas expressivas de público e renda na Neo Química Arena em 2023
Quarteto do Corinthians lidera cinco estatísticas entre todos os jogadores do Paulistão
Após vitória de rival, Corinthians está classificado para as quartas de final do Paulistão