Destaque alvinegro na vitória por 3 x 0 sobre o Mirassol, no último domingo, Róger Guedes entrou para a lista dos dez maiores artilheiros entre os clubes da Série A em 2023. O atacante do Corinthians assumiu a quarta colocação da lista após marcar duas vezes na décima rodada do Paulistão, de acordo com levantamento exclusivo da Central do Timão, que contabiliza apenas jogos oficiais disputados no ano.
Róger Guedes sequer aparecia entre os dez principais artilheiros dos clubes da Série A na temporada antes de fazer os dois gols contra o Mirassol. O atacante alvinegro igualou outros quatro nomes na quarta colocação, todos com sete gols marcados: Luis Suárez (Grêmio), Pedro Henrique (Internacional), Thiago Galhardo (Fortaleza) e Hulk (Atlético-MG).
O camisa 10 do Corinthians ainda está perto de alcançar os três primeiros colocados do ranking. O maior artilheiro entre os clubes da Série A em 2023 é o centroavante Pedro, do Flamengo, com dez gols distribuídos entre Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil e Mundial de Clubes. Ele é seguido pelo companheiro de clube Gabriel Barbosa, que tem um gol a menos. O terceiro é Pablo, do Athletico-PR, com oito.
Por fim, dois estrangeiros completam o top-10 de mais gols marcados entre os jogadores dos clubes da Série A em 2023. O argentino Giuliano Galoppo, do São Paulo, e o paraguaio Isidro Pitta, do Cuiabá, marcaram seis vezes na atual temporada e dividem a nona colocação do ranking.
Portanto, o levantamento da Central do Timão mostra que Róger Guedes pode, sim, brigar pela artilharia do Brasileirão em 2023. Essa meta foi traçada pelo atacante após a vitória diante do Mirassol, onde assumiu a liderança isolada do ranking de goleadores do Paulistão, ultrapassando Galoppo e John Kennedy, da Ferroviária.
“A minha meta pessoal é ser artilheiro do Brasileirão e do Paulistão. Quero ser de tudo que for possível, porém agora é pensar no Paulista e, consequentemente, o título”, declarou Guedes, em entrevista à TNT Sports após o jogo.
A boa fase de Róger Guedes no Corinthians tem ligação direta com a troca no comando técnico para 2023. O novo treinador alvinegro, Fernando Lázaro, dá mais liberdade de movimentação para o atacante, que sempre faz questão de agradecer ao ex-auxiliar pelo novo posicionamento dentro de campo. Isso voltou a acontecer depois da vitória deste domingo.
“A liberdade que ele (Fernando Lázaro) me dá dentro de campo, acho que fica claro. Tanto eu, quanto Renato e quanto Yuri da parte da frente. Isso facilita muito. Ele tem entendido as nossas características (…) Eu fico mais próximo do Yuri para ajudar ele e para ele me ajudar. Está dando certo, a equipe está mais móvel. Estamos mexendo com a cabeça do adversário”, disse.
Com Róger Guedes entre os prováveis titulares, o Corinthians volta a campo pelo Paulistão no próximo domingo, para encarar o Santos, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro. O clássico será válido pela 11ª rodada da competição estadual.
Veja o ranking dos dez maiores goleadores entre os clubes da Série A em 2023:
1º – Pedro (Flamengo): 10 gols;
2º – Gabriel Barbosa (Flamengo): 9 gols;
3º – Pablo (Athletico-PR): 8 gols;
4º – Róger Guedes (Corinthians), Luis Suárez (Grêmio), Pedro Henrique (Internacional), Thiago Galhardo (Fortaleza) e Hulk (Atlético-MG): 7 gols;
9º – Galoppo (São Paulo) e Isidro Pitta (Cuiabá): 6 gols.
Veja mais:
Diretor do Corinthians explica situação contratual de Balbuena
E o Luan? Diretor detalha situação do meio-campista, que não joga pelo Corinthians há um ano
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados