Corinthians e São Paulo se enfrentam na noite deste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Morumbi, pela quinta rodada do Paulistão, com uma “vantagem” para o Timão em relação ao tempo de recuperação para o Majestoso. Os comandados de Fernando Lázaro estão com aproximadamente 49 horas e 30 minutos a mais de descanso do que o elenco tricolor para o clássico.
Isso porque o Corinthians atuou pela última vez na terça-feira, dia 24, quando venceu o Guarani, por 2 x 1, na Neo Química Arena, em duelo que começou às 20h. Já o São Paulo entrou em campo pela quarta rodada do Paulistão apenas dois dias depois, na quinta-feira, dia 26, às 21h30, para encarar a Portuguesa – o Tricolor venceu por 4 x 1, no Morumbi.
Desta forma, Corinthians e São Paulo invertem a vantagem no tempo de recuperação em relação ao último Majestoso válido pelo Paulistão. Na semifinal da edição de 2022, o Timão visitou o rival no Morumbi em um domingo, somente três dias depois de vencer o Guarani, nos pênaltis. Do outro lado, o Tricolor teve cinco dias de recuperação entre as quartas e a semifinal, uma vez que passou pelo São Bernardo na terça-feira anterior.
E o tempo maior de recuperação fez diferença na semifinal do Paulistão 2022. Isso porque o Corinthians não conseguiu se impor fisicamente contra o São Paulo e perdeu por 2 x 1, com o rival mais descansado e preparado para o duelo. O resultado causou a eliminação alvinegra da competição estadual, já que a semifinal é disputada em jogo único no atual formato.
Assim, o Corinthians busca usar o tempo maior de recuperação para voltar a vencer o São Paulo no Morumbi após quase seis anos e encerrar um tabu incômodo. A última vitória alvinegra diante do rival no estádio aconteceu em abril de 2017, pela semifinal daquele Paulistão, por 2 x 0, com gols de Jô e Rodriguinho.
Vale lembrar que o Corinthians busca a liderança do Grupo C do Paulistão 2023. O Timão soma sete pontos nas primeiras quatro rodadas e quer alcançar o São Bento, atual líder, com oito pontos. Já o São Paulo é o primeiro colocado do Grupo B, à frente do vice-líder Mirassol.
Veja mais:
Lázaro pode ser primeiro técnico a estrear com vitória em clássicos pelo Corinthians desde 2020
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados