O dia 14 de janeiro é mais do que histórico para o Corinthians. Isso porque nesta data, há exatos 23 anos, o Timão bateu o Vasco nos pênaltis, por 4 x 2, em pleno Maracanã, e conquistou o título do primeiro Mundial de Clubes organizado pela FIFA. Os comandados de Oswaldo de Oliveira levantaram a taça de forma invicta.
“23 anos da conquista do nosso primeiro Mundial de Clubes da FIFA!“, relembrou o Corinthians, na manhã deste sábado, nas redes sociais. Pouco depois, o clube publicou um vídeo com as cobranças de pênaltis da decisão. “A consagração da conquista do nosso primeiro Mundial de Clubes da FIFA, em 2000!“, escreveu – veja os posts abaixo.
Para a final contra o Vasco, o técnico Oswaldo de Oliveira escalou o Corinthians com Dida; Daniel, João Carlos, Fábio Luciano e Kléber; Rincón, Vampeta, Ricardinho e Marcelinho Carioca; Edílson e Luizão. Adílson, Dinei e Edu entraram no decorrer do jogo.
O título foi decidido nos pênaltis após equilíbrio no tempo normal e na prorrogação. Os corinthianos Rincón, Fernando Baiano e Luizão e os vascaínos Romário e Alex Oliveira acertaram as primeiras batidas, até Gilberto parar em Dida na terceira cobrança do Vasco. Depois, Edu e Viola converteram.
Porém, na última batida do Corinthians, que garantiria a taça, Marcelinho Carioca desperdiçou. Isso, no entanto, só atrasou a conquista corinthiana, que veio com cobrança perdida pelo astro vascaíno Edmundo.
O Corinthians chegou na final do Mundial de 2000 após encerrar a fase de grupos como líder do Grupo A, que contava com Raja Casablaca, do Marrocos, Real Madrid, da Espanha, e Al-Nassr, da Arábia Saudita. O Timão venceu os marroquinos e os sauditas, ambos por 2 x 0, e empatou com os espanhóis, por 2 x 2, conquistando a primeira colocação da chave pelo saldo de gols.
Já o Grupo B, que teve o Vasco como líder, também contava com Manchester United, da Inglaterra, Necaxa, do México, e South Melbourne, da Austrália. O clube carioca derrotou os três adversários e chegou à decisão do torneio com 100% de aproveitamento, mas não foi páreo para o Corinthians, então bicampeão brasileiro (1998 e 1999).
Depois de 12 anos do título contra o Vasco, o Corinthians voltou a levantar a taça do Mundial diante do Chelsea, da Inglaterra, no Japão. O Timão venceu os Blues por 1 x 0, com gol do peruano Paolo Guerrero, e se tornou o único clube não-europeu a conquistar o torneio duas vezes – algo que se mantém até os dias atuais.
Veja as publicações do Corinthians:
Veja mais:
Corinthians encara Sport em busca de vaga nas oitavas de final da Copa São Paulo; saiba tudo
Bar do Zeca Pagodinho chega em São Paulo e será inaugurado na Neo Química Arena; saiba detalhes
Discurso de Danilo marca bastidores de classificação do Corinthians na Copinha
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados