Maycon vive seus últimos dias de contrato com o Corinthians e segue com futuro indefinido para 2023. A Central do Timão apurou, nesta quarta-feira, que a diretoria alvinegra até cogita uma compra definitiva do volante, que pertence ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, mas prioriza estender o empréstimo do meio-campista, válido somente até 31 de dezembro.
Enquanto o Corinthians deseja um novo empréstimo, o Shakhtar aguarda a abertura da janela de transferências na Europa, em janeiro, com a intenção de receber uma boa oferta para vender Maycon, que, por sua vez, gostaria de seguir no Timão em 2023. Vale destacar que os clubes não fixaram um valor para o volante permanecer no CT Dr. Joaquim Grava após a cessão que se encerra em dez dias.
A diretoria do Corinthians vem conversando diretamente com o Shakhtar sobre a permanência de Maycon há algumas semanas e está confiante em um desfecho positivo. De acordo com o presidente Duilio Monteiro Alves, porém, a comunicação com os ucranianos segue complicada devido à guerra na Ucrânia, algo que vem atrapalhando as negociações.
“A questão do Maycon é mais urgente, o contrato acaba no fim do ano. Estamos em contato direto com o Shakhtar tentando achar uma solução, ou de renovar o empréstimo ou de uma compra. É a nossa intenção. Estamos em negociações, esperamos um desfecho positivo”, declarou o presidente do Corinthians, em entrevista coletiva na semana passada.
“Existe a vontade do Maycon em permanecer, isso ajuda. Ainda é uma comunicação difícil com o pessoal do Shakhtar, não é uma negociação que a gente consegue ter contato o tempo todo, mas ela existe. Estamos confiantes de que vamos conseguir que ele permaneça com a gente“, disse.
Essa situação de Maycon é semelhante à negociação do Corinthians pelo meio-campista Philippe Coutinho, que atua no Aston Villa, da Inglaterra. Como a Central do Timão informou nesta quarta-feira, a diretoria alvinegra busca a contratação do brasileiro, de 30 anos, por empréstimo, enquanto o clube inglês pretende aguardar a janela de transferências de janeiro para ver se recebe alguma oferta de venda definitiva.
Vale destacar que, no começo do ano, o Corinthians negociou a contratação de Maycon diretamente com o Shakhtar, e não utilizou a “cláusula da FIFA” para estrangeiros que estavam atuando na Rússia ou na Ucrânia.
Formado nas categorias de base do Corinthians, Maycon estreou como profissional em fevereiro de 2016, mas só assumiu a titularidade absoluta em 2017, quando foi peça fundamental nos títulos do Paulistão e do Brasileirão. Na metade de 2018, o volante foi vendido ao Shakhtar Donetsk por 6,6 milhões de euros (R$ 27,6 milhões na cotação da época).
Em março de 2022, o Corinthians acertou o retorno de Maycon por empréstimo, em função da guerra na Ucrânia. O meio-campista chegou ao clube com grande expectativa, mas sofreu com lesões ao longo da temporada e foi pouco utilizado, somando apenas 26 jogos e dois gols marcados. Em duas passagens, o volante disputou 133 partidas, marcou dez gols e conquistou três títulos com a camisa alvinegra (dois Paulistas e um Brasileiro).
Veja mais:
Corinthians obtém Certidão Negativa de Débitos e faz anúncio como ‘grande vitória fora de campo’
Corinthians deve vender 60% dos direitos de Lucas Piton ao Vasco; veja detalhes da negociação
Corinthians tenta Coutinho por empréstimo; clube inglês quer esperar oferta de compra pelo jogador
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados