Nesta terça-feira (20), o Corinthians postou o nono episódio da websérie “Base da Base”. No mais novo capítulo, Regiane Cristina, assistente social, e Rebeca Peridis, orientadora educacional, explicam a importância da educação na formação dos atletas.
O vídeo possui cerca de 12 minutos e pode ser assistido na Corinthians TV e no app Universo SCCP.
“Contribuímos na formação, nós não formamos ninguém. Para que lá na frente, ele possa fazer as suas escolhas. A importância de ter conhecimento, é que você pode escolher”, diz Regiane Cristina.
“O meu desafio no Corinthians é que o atleta perceba que a educação é um direito. E todos em volta dele façam com que ele consiga isso. Esse pra mim é o meu grande desafio, fazer com que ele enxergue isso”, relata Rebeca Peridis.
“Não trabalhamos só com a questão escolar, mas sim a orientação educacional como um todo. O que ele vai fazer depois que ele se formar, porque é importante ele estar formado”, diz Rebeca Peridis.
Regiane Cristiane explica como funciona o Núcleo Educacional-Social-Psicológico (NESP) do Corinthians, que tem como responsáveis as duas profissionais e uma psicóloga.
“Eu trabalhava sozinha, com a chegada da Rebeca eu consegui ampliar a minha visão sobre a importância desse trabalho de uma profissional especializada na área da educação. Discutimos sobre a importância de um núcleo voltado para o nosso trabalho. Com a chegada da Dominica, a psicóloga, construímos o NESP”, revela Regiane.
“Foi importante para que essas três áreas da psicologia pudessem atuar nas diversas demandas que se apresentam para nós”, completa.
A assistente social também fala que o NESP trabalha em conjunto com os diversos setores do clube, como nutrição, departamento médico, comissões técnicas etc.
“A nossa preocupação aqui é a de formar um cidadão. Não enxergamos a educação como um plano B na carreira de um atleta, é uma prioridade. Quando a gente pensa em formar, pensamos em formar uma pessoa para a vida toda, com todos os direitos que ele tem”, diz Rebeca.
“Fazemos o acompanhamento escolar já em janeiro, antes de iniciar o ano. Vemos como ele esteve no ano anterior, como foi o desempenho, a frequência. Esse acompanhamento é durante todo o ano, com reuniões junto com as escolas”, termina.
A assistente social explica como funciona a questão da moradia dos jovens jogadores. “O clube mantém um alojamento para os atletas da base, que são normalmente fora de São Paulo. Próximo ao clube existem casas, onde são distribuídos quartos para no máximo quatro meninos. O Corinthians dá todo o suporte para que eles fiquem.”
“O trabalho do NESP também é de garantia de moradia, onde eles possam dormir com qualidade e com segurança.”, completa.
Regiane também explica como é o contato dos adolescentes com seus familiares. “Existe um contato com a família, alguns voltam para suas casas nos finais de semana. Outros não, devido à distância ou condição financeira. Mas, eles mantém o contata. Hoje com a tecnologia ficou tudo mais fácil.”
“É uma obrigatoriedade do Corinthians que todos estudem, mas vemos isso além. É muito importante, essa formação em desenvolvimento integral”, completa.
Rebeca cita fala sobre a importância do desenvolvimento social dentro do clube. “Uma coisa que acontece muito quando eu digo que eu sou orientadora do Corinthians é que falam: ‘nossa, tem isso lá?’ Isso tem que ter em todo lugar, pois o jogador deve estudar como qualquer outro adolescente.”
A orientadora ainda cita Sócrates, ídolo Alvinegro, como exemplo de estudos e ligação com o futebol. “E quando perguntam se atrapalha, eu cito o Doutor Sócrates, melhor exemplo impossível. Não atrapalha em nada.”
“Uma coisa interessante que eu faço com os meninos é que quando eles pensam que tá muito difícil conciliar a escola com o clube eu digo que eles estão muito a frente dos outros adolescentes. Os outros jovens estão pensando em qual faculdade fazer e no que vão trabalhar. Já aqui, você já está em uma das melhores empresas, você já sabe o que quer do seu futuro e não precisa se matar de estudar para passar em um vestibular. Os atletas estão muito a frente”, termina.
Confira o episódio na íntegra:
Veja mais:
Campeão brasileiro em 2017, Fellipe Bastos comenta bastidores do time naquele ano
Resumão – Confira as atualizações sobre o Corinthians no mercado da bola
Novo auxiliar do Corinthians, Luciano Dias explica divisão de funções na preparação para 2023
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados