O Corinthians terminou 2022 com uma boa eficiência no ataque, sendo o clube no Brasileirão que teve o melhor aproveitamento em conversão de grandes chances na competição, acima de todos os times que tiveram ataque melhor durante o campeonato nacional.
Durante a temporada houveram saídas e chegadas de centroavantes, como a vinda de Júnior Moraes e a saída de Jô, que era o titular até sua rescisão de contrato devido a uma conduta considerada errada pela comissão técnica e pela diretoria do Corinthians. Além deles, Arthur Sousa e Felipe Augusto entraram em campo, mas tiveram poucos minutos.
Giovane
Com apenas 19 anos, Giovane foi um dos jogadores das categorias de base do Corinthians que mais atuou pela equipe em 2022. Com um contrato de empréstimo no início do ano, suas atuações fez com que o clube investisse em sua permanência, sendo comprado definitivamente.
Entretanto, ele não participou de gols em 16 jogos que ele entrou em campo, mesmo tendo algumas oportunidades contra Botafogo e Santos.
Jô
O último jogo de Jô pelo Corinthians foi um majestoso no primeiro turno do Brasileirão. Com problemas de lesão e físicos durante a temporada, ele rescindiu o contrato com o clube após ser flagrado em uma festa enquanto estava diagnosticado com uma lesão, o que irritou a comissão técnica.
Ao todo, foram 19 jogos na temporada, sendo quatro no Brasileirão, seis na Libertadores, um na Copa do Brasil e sete pelo Paulistão. No fim, foram quatro gols marcados e nenhuma assistência distribuída.
Júnior Moraes
Com chegada ao clube no começo do ano, Júnior Moraes teve diversos problemas físicos, inclusive comentado por ele como ‘ano mais difícil da carreira’. Com isso, ele não conseguiu contribuir para a equipe em jogos feitos e gols, estando desde agosto sem entrar em campo pelo Corinthians.
Com apenas 17 jogos na temporada nacional, Júnior conseguiu fazer apenas um gol, contra a Portuguesa-RJ, pela Copa do Brasil. Ele também jogou o Brasileirão, Paulistão e Libertadores, não conseguindo marcar nestas competições. Com contrato até o fim de 2023, ele deve ser opção para Fernando Lázaro no próximo ano.
Mantuan
Emprestado ao Zenit, Mantuan foi um dos jogadores que atuaram como centroavante pelo Corinthians, na época de Sylvinho como técnico. Ele deixou o Timão em julho, após negociação pela vinda de Yuri Alberto ao clube. Mesmo assim, ele ficou marcado na temporada pela versatilidade mostrada.
Em quase sete meses jogados, ele entrou em campo 33 vezes pelo Corinthians, fazendo cinco gols neste período, no Brasileirão, Copa do Brasil e Paulistão, não marcando na Libertadores. Além disso, ele também contribuiu com uma assistência.
Róger Guedes
Artilheiro do Corinthians em 2022, Róger Guedes também foi o jogador que mais entrou em campo na temporada, junto com Du Queiroz. Utilizando a camisa 9 no início do ano, ele passou a maior parte da temporada atuando como centroavante, que não sua posição de origem.
Então, desde o início do ano, Guedes fez 66 partidas pelo Corinthians, marcando 15 gols no Brasileirão, Paulistão e Copa do Brasil. Ele também atuou na Libertadores, mas não conseguiu balançar as redes. Além dos gols, também distribuiu seis assistências, sendo um dos que mais deram passes pra gol na equipe.
Yuri Alberto
Com a chegada na metade do ano, Yuri Alberto se tornou titular absoluto logo em sua primeira oportunidade de estar em campo. Desde então, ele esteve presente em todos os jogos importantes da equipe, incluindo nas quartas de finais da Libertadores e no mata-mata da Copa do Brasil.
Ao todo, foram 28 partidas jogadas nesta metade da temporada, terminando com 11 gols, sendo oito no Brasileirão e três na Copa do Brasil, além de uma assistência decisiva. Terminou como vice-artilheiro da equipe no ano, atrás apenas de Róger Guedes. O contrato com o Corinthians vai até junho e o clube corre para comprá-lo em definitivo.
Veja mais:
Volante que pertence ao Corinthians pode voltar a campo após 10 meses suspenso por doping
Globo tem a maior audiência em um domingo de manhã desde final de Mundial do Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados