Na série feita para a Corinthians TV, titulada de Base da Base, integrante do clube há mais de 20 anos, o fisioterapeuta Douglas Toffoli explicou no quinto episódio da produção sobre o tratamento físico feito nos garotos das categorias de base do clube, além de detalhar a importância da fisioterapia.
“A fisioterapia é uma área da saúde que é responsável em avaliar a parte funcional do atleta, a parte biomecânica, que a gente chama de cinético funcional. Quando o atleta chega no clube, faz uma avaliação, ou vem contratado de outro clube, a fisioterapia faz uma avaliação da parte funcional do atleta. A gente analisa o joelho, tornozelo, quadril, a parte músculo-esquelética, toda essa parte funcional, pra saber se ele tem um desvio, ou algum problema…”, explicou Douglas.
Segundo ele, no momento há oito fisioterapeutas nas categorias de base do Corinthians, com dois destes ficando no departamento médico no período matutino e outros dois no período vespertino. Estes que ficam no DM tratam os atletas que sofreram algum tipo de lesão, que não podem treinar e quando o atleta sente alguma dor mais leve, intercalando com tratamentos e treinos no campo.
“Também temos os fisioterapeutas de campo. Então cada categoria (Sub-20, Sub-17, Sub-15, Sub-13), também possuem o fisioterapeuta de campo. Esse profissional é responsável pelo pronto-atendimento do atleta, quando acontece alguma lesão. Também ajudam na recuperação, e fazem a avaliação no início da temporada pra detectar alguma dificuldade do atleta, se precisa ganhar mobilidade, flexibilidade, força… Então são essenciais, porque fazem essa parte da prevenção de lesão, do primeiro atendimento e da recuperação”, complementou.
“A gente dá um suporte inicial (em caso de lesões). Quando a gente detecta alguma coisa, já tentamos encaminhar pra um psicólogo, pra conversar com o médico, pra estar assessorando o atleta da melhor maneira”, completou.
As categorias de base do Corinthians seguem de férias e devem voltar para a pré-temporada em meados de dezembro, visando a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A Copinha acontece durante praticamente todo o mês de janeiro, com a final marcada para o dia 25 deste mês.
Veja mais:
Corinthians teve apenas um jogador nascido nos países do segundo dia de Copa do Mundo
Movimento do Corinthians com Fernando Lázaro fez sucesso recente, mas também deu errado
Corinthians tem semana pouco movimentada após início das férias; confira os compromissos
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados