Na manhã deste domingo, o Corinthians utilizou suas redes sociais para homenagear um dos maiores ídolos de sua história. Trata-se do ex-goleiro Ronaldo Giovanelli, terceiro jogador com mais jogos com a camisa alvinegra, que completa 55 anos.
“ESPAAAAAAAALMA, RONALDO! Hoje, um dos maiores ídolos do Timão, com mais de 600 jogos vestindo a camisa alvinegra, completa 55 anos. Parabéns ao eterno goleirão!“, escreveu o Corinthians na primeira publicação – veja abaixo.
“O aniversariante do dia, além de 602 jogos pelo Corinthians, conquistou três Paulistas, uma Copa do Brasil, um Brasileirão e uma Supercopa por aqui! Parabéns, Ronaldo Giovanelli!”, complementou.
Formado nas categorias de base do Corinthians, Ronaldo Giovanelli era o terceiro goleiro da equipe no final dos anos 1980. Na época, o clube contava com grandes nomes na posição, como Valdir Peres e Carlos, que defendeu a Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1982 e 1986.
A vida de Ronaldo, porém, mudou em 1988, em um clássico contra o São Paulo. O ídolo corinthiano recebeu uma chance como titular após a dispensa de Valdir Peres e uma lesão sofrida por Carlos, e deixou a meta alvinegra somente dez anos depois. No Majestoso, Giovanelli defendeu um pênalti de Dario Pereyra e fez grandes defesas.
Bastante ágil, Ronaldo fez parte do elenco campeão do primeiro título nacional da história do Corinthians, o Brasileirão de 1990, e de outros cinco troféus: os Paulistas de 1988, 1995 e 1995, a Copa do Brasil de 1995 e a Supercopa do Brasil de 1991.
Ao todo, o ex-goleiro disputou 602 jogos com o manto corinthiano, sustentando a marca de terceiro jogador com mais partidas na história do Corinthians até ser ultrapassado por Cássio, em julho deste ano. Desde então, o Gigante ainda ultrapassou Luizinho no ranking e se tornou o segundo atleta que mais defendeu a camisa alvinegra desde a fundação do clube, em 1910.
Ronaldo Giovanelli defendeu o Corinthians até 1998, quando se transferiu para o Fluminense. Ele ainda atuou por outros clubes de menor expressão no futebol brasileiro até se aposentar, em 2006, pela Portuguesa Santista. Atualmente, o ídolo alvinegro trabalha como comentarista esportivo na Rede Bandeirantes.
Veja as publicações do Corinthians:
Veja mais:
OFICIAL! Corinthians anuncia Fernando Lázaro como novo técnico
“Eu combinaria muito bem com o Corinthians”, diz o atacante Gabriel Barbosa, do Flamengo
Quarto de zagueiro da Seleção em hotel no Catar tem quadro que relembra tempos de Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados