- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
O lateral-direito Rafael Ramos iniciou, em abril, sua primeira experiência no futebol brasileiro. Contratado para ser reserva imediato de Fagner, o português sofreu com algumas lesões musculares ao longo da temporada, mas foi bastante utilizado pelo técnico Vítor Pereira e viveu bons e maus momentos no clube. Entre eles, o vice-campeonato da Copa do Brasil, nos pênaltis, para o Flamengo.
“(A vaga na Libertadores) era o nosso objetivo principal, sem ser, claro, as conquistas, que infelizmente não foram possível. Chegamos (na final) em uma competição muito importante, que é a Copa do Brasil, importantíssima para os clubes e para o país. Esse era nosso maior objetivo, ganhar essa competição. Fomos até o final e perdemos nos pênaltis, infelizmente. Fomos até o fim com tudo”, declarou Rafael Ramos, em entrevista ao programa 11 Hora, da TV Portuguesa.
Apesar da perda do título nacional, Rafael Ramos rasgou elogios a Vítor Pereira, técnico do Corinthians desde o final de fevereiro. O lateral-direito acredita que seu conterrâneo faz um “excelente trabalho” no Timão, e pode chegar ao patamar de nomes como Abel Ferreira e Jorge Jesus no futebol brasileiro.
“Para mim, é diferente. Para eles, (o Vítor) é um estrangeiro. Para mim, é um conterrâneo. É um treinador daquilo que eu já conhecia e do que todos conhecem, muito exigente, muito emotivo, aguerrido, vive muito o jogo, vive muito o treino, muito perfeccionista… É um pouco dentro disso”, afirmou Ramos.
“O trabalho dele neste tempo foi muito positivo, apesar de não termos conquistado nada. Ele chegou no meio do Campeonato Paulista. Naquilo que pôde fazer, acho que fez um excelente trabalho. Tivemos aquele azar de não conquistar a Copa, teria sido um ano muito positivo se tivéssemos conquistado a Copa.”
“Acredito que nós aqui, com o Vítor (Pereira), poderemos ter muito sucesso, assim como o Abel (Ferreira, técnico do Palmeiras) e Jorge Jesus (ex-treinador do Flamengo). Acredito que ele conseguirá igualar ou até fazer melhor, não sei, dependendo do tempo que ele ficar aqui (…) Claro, gostaria (que ele continuasse). Até porque nós poderemos, no próximo ano, lutar por coisas bastante positivas“, disse.
Rafael Ramos ainda destacou a grandeza do Corinthians e disse acreditar que o clube poderá conquistar títulos em 2023.
“O clube é gigante. Eu já tinha essa noção antes de chegar, agora mais. O clube é gigante e enorme no mundo inteiro. Acho que é isso, falta darmos uma alegria aos torcedores, eles merecem. Por tudo que vivi esse ano, todos do clube e os torcedores merecem muito um título, que já esperam há alguns anos. Temos qualidade suficiente no grupo e na equipe técnica para conquistar títulos no próximo ano“, concluiu Ramos.
Rafael Ramos atuou em 23 jogos nesta temporada, sendo 17 como titular, e ainda não marcou gols. O contrato do lateral-direito com o Corinthians vai até junho de 2024.
Veja mais:
Paulinho relembra bastidores do Mundial de 2012 e detalha lances da final contra o Chelsea
Há 108 anos, operários conquistavam São Paulo – O primeiro título da história do Corinthians