Já garantido ao menos nas fases preliminares da Libertadores de 2023 após o empate com o Goiás, o Corinthians ainda luta por um último objetivo na temporada: uma vaga direta na fase de grupos do torneio continental. E, para cumprir essa missão, o Timão terá jogos determinantes na Neo Química Arena na reta final do Brasileirão.
Isso acontece porque o Corinthians precisa de mais duas vitórias nos últimos quatro jogos para assegurar sua classificação direta à Libertadores, sem depender de outros resultados. O Timão pode terminar o Brasileirão até no sexto lugar para ir à fase de grupos, uma vez que as conquistas do Flamengo na Libertadores e na Copa do Brasil de 2022 abriram duas “vagas extras” para o torneio sul-americano.
Atual quinto colocado, o Corinthians tem 58 pontos, e teria de ser ultrapassado pelo sétimo colocado, Atlético-MG, para ir às fases preliminares da Libertadores. O Galo soma 51 pontos, mesma pontuação do Athletico-PR, sexto colocado.
Sendo assim, o Corinthians precisa fazer sua parte como mandante para depender apenas de si. O Timão estará na fase de grupos da Libertadores se vencer os dois jogos em casa, contra Ceará e Atlético-MG, mesmo se perder as últimas duas partidas como visitante, diante de Flamengo, no Maracanã, e Coritiba, no Couto Pereira.
Por outro lado, além de buscar uma vaga direta na Libertadores via G-6, o Corinthians ainda pretende encerrar o Brasileirão na melhor colocação possível para receber uma premiação maior da CBF. Matematicamente, o Timão pode terminar o campeonato na vice-colocação, o que renderia uma quantia de R$ 42,7 milhões.
Para ser vice-líder, portanto, a missão é um pouco mais complicada. Seis pontos atrás do atual segundo colocado, Internacional, o Corinthians precisa somar o máximo possível de pontos como mandante e como visitante nas últimas quatro rodadas, a começar pelo jogo desta quarta-feira, às 21h30, contra o Flamengo, no Maracanã.
Veja mais:
Corinthians abre venda de ingressos para jogo contra o Ceará, pela 36ª rodada do Brasileirão
Corinthians inicia semana de final no sub-20 e jogos no masculino, feminino e Novo Basquete Brasil
Corinthians Sub-11 vence União São João fora de casa pelas oitavas de final do Paulistão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados