Formado nas categorias de base do Corinthians, o lateral-esquerdo Carlos Augusto recebeu um convite do técnico Roberto Mancini para defender a seleção da Itália. O treinador italiano já entrou em contato com o Monza, atual clube do jogador, e pretende ligar diretamente para o atleta. As informações são do jornal Lance!.
Carlos Augusto está no Monza desde que foi vendido pelo Corinthians, em 2020. O lateral-esquerdo sonha em defender a Seleção Brasileira, mas não descarta atuar pela Azzurra, já que possui cidadania italiana. Vale lembrar que a Seleção Italiana conta com alguns outros brasileiros naturalizados, como o zagueiro Rafael Tolói (Atalanta), o lateral-esquerdo Emerson Palmieri (West Ham) e o meio-campista Jorginho (Chelsea).
Titular absoluto do Monza, Carlos Augusto foi um dos principais destaques da equipe na campanha histórica na segunda divisão italiana na última temporada, que culminou com o acesso inédito para a Série A. Em 2022/23, o lateral-esquerdo disputou dez dos 11 jogos do clube na elite nacional, e marcou um gol, contra o Spezia, em 9 de outubro.
Se aceitar o convite de Roberto Mancini, Carlos Augusto não será a primeira cria das categorias de base do Corinthians a defender alguma seleção europeia. Isso aconteceu, por exemplo, com o ex-meia Deco, que foi revelado pelo Timão na década de 1990 e defendeu a camisa de Portugal entre 2003 e 2010.
Vale lembrar que o bom desempenho de Carlos Augusto interessa diretamente ao Corinthians. Isso porque o Monza comprou o atleta por 4 milhões de euros em 2020 (cerca de R$ 25 milhões na cotação da época), e terá de repassar 60% do lucro que tiver em uma eventual venda futura do lateral-esquerdo – ou seja, se vendê-lo por 5 milhões de euros, o clube italiano terá um lucro de 1 milhão de euros, dos quais 600 mil euros serão destinados aos cofres do Timão.
Carlos Augusto estreou como profissional pelo Corinthians em agosto de 2018, contra o Athletico-PR, pelo Brasileirão. O lateral-esquerdo, no entanto, se firmou apenas em 2020, e logo foi vendido ao Monza. Ao todo, o jogador disputou 41 jogos com a camisa alvinegra, com um gol marcado e o título do Paulistão de 2019.
Veja mais:
Gabi Zanotti se desculpa com a torcida após eliminação do Corinthians na Libertadores Feminina
Com contrato perto do fim, Ramiro recebe sondagens de clubes brasileiros e deve deixar o Corinthians
Ex-Corinthians marca primeiro gol pelo Fulham e bate recorde histórico na Premier League
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados