O Corinthians voltou a campo neste domingo, às 16h (de Brasília), uma semana após empatar por 2 x 2 com o Internacional, na Neo Química Arena, pelo Brasileirão. O adversário desta tarde foi o São Paulo, no Morumbi, em jogo válido pela 26ª rodada da competição nacional.
O jogo começou um pouco preso, principalmente no meio-campo. Mesmo assim, o Corinthians conseguiu abrir o placar cedo, aos 13 minutos do primeiro tempo, com um golaço de fora da área marcado pelo centroavante Yuri Alberto. Ainda na etapa inicial, porém, o São Paulo empatou com Éder, que converteu pênalti cometido por Gil. Nos últimos 45 minutos, o Timão pressionou em busca da vitória, porém levou apenas mais um ponto.
Para o Majestoso, o técnico do Corinthians, Vítor Pereira, não pôde contar com sete jogadores: Raul Gustavo e Rafael Ramos (ambos em transição), Maycon (em recuperação de uma fratura no pé), Paulinho (lesão no joelho) Júnior Moraes (no departamento médico), Robert Renan e Giovane (ambos com a Seleção Sub-20). A escalação foi a seguinte: Cássio; Bruno Méndez, Gil, Balbuena e Lucas Piton; Du Queiroz, Fausto Vera e Giuliano; Gustavo Mosquito, Róger Guedes e Yuri Alberto.
Já o treinador do São Paulo, Rogério Ceni, não teve nove jogadores à sua disposição para o clássico: André Anderson, Arboleda, Gabriel Neves, Caio, Moreira e Nikão (todos lesionados), Wellington (suspenso), Beraldo e Rodriguinho (ambos com a Seleção Sub-20). O técnico tricolor optou por escalar uma equipe alternativa, de olho na Copa do Brasil no meio de semana: Felipe Alves; Luizão, Miranda e Ferraresi; Rafinha, Colorado, Galoppo e Talles Costa; Igor Gomes, Bustos e Éder.
Arbitragem: a CBF designou Marcelo de Lima Henrique, filiado à federação do Ceará, para comandar a partida. Ele foi auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA-RJ) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE). Já o quarto árbitro foi Lucas Canetto Bellote (CE), enquanto Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ) ficou responsável pela operação do VAR
Primeiro tempo
O São Paulo foi o responsável pela saída de bola, e logo conseguiu uma cobrança de lateral no campo ofensivo. Porém, foi o Corinthians que tentou o primeiro lance no ataque: com um minuto, Gustavo Mosquito partiu pela direita e buscou passe em profundidade para Yuri Alberto, mas exagerou na força e deu tiro de meta para Felipe Alves.
O Tricolor respondeu aos três minutos. Após boa trocar de passes no último terço do campo, Rafinha recebeu na ponta direita e cruzou fechado. Cássio se antecipou e ficou com a bola. Rapidamente, o goleiro ligou o ataque, mas Yuri Alberto errou inversão para Mosquito.
O Corinthians conseguiu assustar pouco depois, aos cinco minutos. O camisa 9 foi lançado pela direita e ficou em boas condições. Com a defesa tricolor bagunçada, Róger Guedes recebeu na esquerda e chegou chutando com perigo. A bola desviou na zaga e saiu pela linha de fundo. No entanto, o assistente anotou impedimento de Yuri Alberto na origem da jogada.
O jogo começou bastante travado, sobretudo no meio-campo. O Corinthians tentava pressionar a saída tricolor, e o São Paulo encontrava dificuldades para sair jogando com sua formação alternativa.
Aos oito, a pressão alvinegra deu certo e o Timão roubou a bola no último terço. Na sequência, Mosquito recebeu passe pela direita e errou na hora de colocar na frente para correr em direção à linha de fundo. Pouco depois, Giuliano ficou com o campo limpo no ataque e buscou lançar Róger Guedes pelo chão, só que a zaga fez o corte antes de o atacante ficar em boas condições.
Já aos 12, Lucas Piton foi acionado pela meia esquerda, olhou para a área e cruzou, buscando Yuri Alberto. O lateral, porém, pegou muito mal na bola e mandou pela linha de fundo.
Primeiro gol do Corinthians: o placar foi aberto com um golaço de Yuri Alberto. Aos 13 minutos, o Timão conseguiu iniciar o lance desde seu campo de defesa, com Giuliano, que carregou até o ataque. Já no campo ofensivo, o meio-campista fez ótima trama com o centroavante e com Róger Guedes. De fora da área, o centroavante dominou, ajeitou e bateu forte, mandando no ângulo de Felipe Alves. Veja o lance abaixo:
O São Paulo deu uma resposta ao gol do Corinthians logo após o reinício da partida. Com 15 minutos, Andres Colorado acionou Talles Costa dentro da área, que bateu forte. No meio da caminho, Balbuena desviou e a bola ainda tocou no travessão antes de sair.
Após o gol alvinegro, o São Paulo tentou sair um pouco mais de trás, mas encontrava dificuldades para passar da bem postada defesa do Corinthians. Em um dos lances, aos 23 minutos, Du Queiroz conseguiu arrancar em contra-ataque pelo meio, com a zaga tricolor desarrumada, e acionou Lucas Piton na esquerda. O lateral tocou curto na entrada da área para Róger Guedes, que, próximo à meia-lua, arriscou finalização, mas pegou mal e mandou fraco, nas mãos de Felipe Alves.
Aos 28, o Corinthians, que fazia jogo tranquilo, deu bobeira. Rafinha lançou Eder no ataque, e o atacante dominou entrando na área. Gil chegou atrasado e segurou o são-paulino, cometendo pênalti. O árbitro Marcelo de Lima Henrique viu a falta e o defensor alvinegro sofreu cartão amarelo pela infração.
Primeiro gol do São Paulo: aos 32, o próprio Eder foi para a cobrança e bateu fraco, rasteiro e meio do gol. Cássio caiu para o canto esquerdo e, por pouco, não fez a defesa com os pés.
Com o empate, o São Paulo passou a equilibrar o jogo. O Corinthians não conseguia mais chegar com certa facilidade ao ataque, como acontecia nos minutos iniciais. Já aos 39, Igor Gomes viu Cássio adiantado da intermediária e chutou de longe, pegando mal na bola e mandando pela linha de fundo.
O Corinthians quase voltou à frente do placar aos 44 minutos. A zaga do São Paulo vacilou e Yuri Alberto ia partindo sozinho no campo ofensivo. Felipe Alves saiu da área e disputou, de carrinho, com o centroavante alvinegro, afastando o perigo. Um minuto depois, Du Queiroz lançou Róger Guedes entre os zagueiros, e o camisa 10 girou e finalizou de voleio, mandando por cima do gol. O atacante, no entanto, estava em posição irregular.
O árbitro Marcelo de Lima Henrique optou por acrescentar cinco minutos neste primeiro tempo, por conta da paralisação para a cobrança do pênalti. Aos 48 minutos, Éder sofreu cartão amarelo. Logo em seguida, Mosquito pegou na direita e cruzou rasteiro, porém mandou fechado demais e a bola foi nas mãos de Felipe Alves.
Já a segundos do fim da etapa inicial, Piton cometeu falta na defesa. Igor Gomes cobrou na área, Balbuena afastou e Bustos emendou chute na sobra, isolando. Assim, Marcelo de Lima Henrique encerrou o primeiro tempo.
Estatísticas do Corinthians no primeiro tempo*: um gol marcado, 48% de posse de bola, duas finalizações (todas no gol), nenhum escanteio, dois impedimentos, nove faltas cometidas, um cartão amarelo (Gil), nenhuma grande chance criada, uma defesa de Cássio, 159/212 passes, 9/25 bolas longas, 0/3 cruzamentos, 0/2 dribles, 76 perdas da posse de bola, 20 disputas de bola vencidas, dez disputas aéreas vencidas, seis desarmes, oito interceptações e seis cortes.
Estatísticas do São Paulo no primeiro tempo*: um gol marcado, 52% de posse de bola, oito finalizações (duas no gol, quatro para fora e duas travadas), um escanteio, nenhum impedimento, seis faltas cometidas, um cartão amarelo (Éder), uma grande chance criada, uma defesa de Felipe Alves, 170/225 passes, 19/40 bolas longas, 1/9 cruzamentos, 2/5 dribles, 82 perdas da posse de bola, 23 disputas de bola vencidas, sete disputas aéreas vencidas, cinco desarmes, quatro interceptações e três cortes.
Segundo tempo
Para o segundo tempo, nenhum treinador realizou alterações em suas equipes. O Corinthians foi responsável pela saída de bola, e logo tentou chegar ao ataque. Com um minuto, Bruno Méndez cobrou lateral na ponta direita para Yuri Alberto, que encontrou Fausto Vera na entrada da área. O volante argentino emendou chute, porém carimbou a zaga tricolor.
O Timão iniciou a etapa final rodando a bola com paciência, algo que não aconteceu na maior parte do primeiro tempo. E aos três minutos, o time de Vítor Pereira quase desempatou no primeiro lance de perigo. Andres Colorado deu passe curto para a zaga do São Paulo e Giuliano antecipou, ligando Róger Guedes na ponta esquerda com apenas um toque. O atacante ficou em ótimas condições, com espaço e sem marcação, e bateu na saída de Felipe Alves, que desviou para escanteio.
Logo depois, os visitantes voltaram a finalizar, mas sem qualquer perigo para a meta adversária. Mosquito fez boa jogada individual pela direita e levou para o meio. A bola sobrou no pé ruim do atacante, o esquerdo, e o chute saiu totalmente torto.
Aos 11 minutos, Andres Colorado recebeu em profundidade na direita e cruzou em cima de Gil, ganhando escanteio. Igor Gomes cobrou e Cássio ficou com a bola, sem perigo. Após este lance, Vítor Pereira chamou Mateus Vital e Renato Augusto no banco de reservas.
Os comandados de Vítor Pereira quase conseguiram o segundo gol aos 12 minutos. Giuliano deu ótimo passe para Róger Guedes na defesa, e limpou o campo para o atacante partir em velocidade em contra-ataque. Já no campo ofensivo, o camisa 10 ligou para Mosquito na direita, que devolveu nos pés do companheiro. Guedes, no entanto, chutou em cima de Felipe Alves, que mandou para escanteio. Após a cobrança, Yuri Alberto dominou próximo à pequena área, girou e carimbou a marcação de Colorado.
Depois dessa pressão alvinegra, os técnicos realizaram as primeiras alterações na partida. O Corinthians colocou Renato Augusto na vaga de Giuliano, que fez bom jogo. Do outro lado, Pablo Maia e Luciano entraram nas vagas de Andres Colorado e Nahuel Bustos.
Aos 18 minutos, o Tricolor assustou. Éder dominou na meia-lua, girou o corpo e mandou uma bomba no travessão de Cássio. No contra-ataque, Róger Guedes tentou ligar Yuri Alberto na esquerda, porém o centroavante estava em posição de impedimento.
Logo em seguida, Vítor Pereira fez outras duas mudanças: entraram Mateus Vital e Adson, saíram Róger Guedes e Gustavo Mosquito. Pouco depois, Patrick e Calleri entraram no São Paulo, nas vagas de Igor Gomes e Éder. Na sequência, Renato Augusto arriscou finalização da intermediária, mas mandou fraco pela linha de fundo.
Já aos 28 minutos, Balbuena errou passe na defesa e deu nos pés do São Paulo, que conseguiu finalizar em seguida com Calleri, de fora. O chute, porém, explodiu em Gil. Na resposta, Adson partiu em velocidade pela direita, levou para o meio e atrasou para Bruno Méndez na entrada da área. O uruguaio cruzou de primeira na cabeça de Vital, que mandou fraco, nas mãos de Felipe Alves.
Dois minutos depois, Yuri Alberto foi acionado pela direita na velocidade e sofreu falta. Ele ficou pedindo cartão para o adversário, mas Marcelo de Lima Henrique nada marcou. Na cobrança da infração, Bruno Méndez ficou sozinho na pequena área e, desajeitado, não conseguiu mandar o fundo das redes. A bola ainda sobrou para Yuri Alberto, que bateu em cima do goleiro tricolor.
O Corinthians seguiu tendo oportunidades em sequência. Aos 32, Renato Augusto pegou sobra na direita e cruzou. Felipe Alves desviou com os pés e a bola subiu, saindo em escanteio. O camisa 8 cobrou na cabeça de Bruno Méndez, que cabeceou na primeira trave e exigiu boa defesa de Felipe Alves. Na sequência, Fausto Vera chutou muito forte, de longe, e carimbou o travessão adversário.
Depois desse lance, Gil deixou o campo para a entrada de Fagner. Assim, Bruno Méndez passou a atuar como zagueiro, sua posição de origem, e o camisa 23 assumiu a lateral direita. Neste momento, o Corinthians era melhor e apertava o São Paulo em busca do desempate. Aos 37 minutos, Cássio caiu para fazer defesa segura após cabeçada fraca de Calleri. No minuto seguinte, o Tricolor fez outra modificação: Reinaldo substituiu Miranda, que foi advertido com cartão amarelo por demorar para deixar o campo.
Com 41 minutos, Luciano cometeu falta em Lucas Piton e sofreu cartão amarelo. Após o reinício, o lateral-esquerdo lançou Adson próximo à pequena área, e o meia-atacante não conseguiu finalizar bem. A bola, assim, saiu pela linha de fundo. Já aos 43, Yuri Alberto cruzou para Renato Augusto, que matou no peito, só que viu a bola escapar.
O árbitro Marcelo de Lima Henrique acrescentou quatro minutos neste segundo tempo.
Nos acréscimos, Reinaldo cobrou escanteio na cabeça de Calleri, que finalizou para fora. No minutos extras, ainda deu tempo de Vítor Pereira sofrer cartão amarelo por reclamação. Sem mais emoções, o jogo foi encerrado com empate por 1 x 1, apesar da superioridade do Corinthians no segundo tempo.
Estatísticas do Corinthians no segundo tempo*: nenhum gol marcado, 66% de posse de bola, 16 finalizações (cinco no gol, seis para fora e cinco travadas), sete escanteios, um impedimento, um cartão amarelo (Vítor Pereira), três grandes chances criadas (todas perdidas), uma defesa de Cássio, 224/261 passes, 11/25 bolas longas, 5/15 cruzamentos, 4/8 dribles, 67 perdas da posse de bola, 19 disputas de bola vencidas, quatro disputas aéreas vencidas, seis desarmes, oito interceptações e dois cortes.
Estatísticas do São Paulo no segundo tempo*: nenhum gol marcado, 34% de posse de bola, cinco finalizações (uma no gol, duas para fora e duas travadas), dois escanteios, um impedimento, dois cartões amarelos (Miranda e Luciano), nenhuma grande chance criada, cinco defesas de Felipe Alves, 96/133 passes, 10/22 bolas longas, 4/5 cruzamentos, 2/4 dribles, 53 perdas da posse de bola, 22 disputas de bola vencidas, oito disputas aéreas vencidas, sete desarmes, sete interceptações e 20 cortes.
E agora?
Com o resultado, o Corinthians deixa o G-4 pela primeira vez neste Brasileirão e perde nova chance de reassumir a vice-liderança. O Timão chegou aos mesmos 44 pontos do Flamengo, quarto colocado, mas não ultrapassa o Rubro-Negro, que ainda joga na rodada, por conta do número de vitórias. Os alvinegros, portanto, ocupam a quinta posição do campeonato nacional após a 26ª rodada.
Agora, o Corinthians terá de deixar o Brasileirão de lado para pensar na Copa do Brasil. Na próxima quinta-feira, dia 15 de setembro, o Timão recebe o Fluminense, pelo duelo de volta da semifinal do mata-mata nacional. A partida de ida, vale lembrar, terminou empatada por 2 x 2, no Maracanã.
*Todos os dados foram retirados do aplicativo SofaScore.
Veja mais:
Corinthians divulga escalação com desfalques e retornos para Majestoso no Morumbi
Corinthians tem quatro jogadores pendurados antes de clássico contra o São Paulo
Último jogo entre Corinthians e São Paulo teve Cássio melhor em campo e empate com jovem da base
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados