Maior torcida organizada do Corinthians, a Gaviões da Fiel realizou, no último sábado, uma festa em comemoração dos 53 anos de existência. Para festejar a marca alcançada, a entidade preparou um grande evento com cerca de 7 horas de duração, que iniciou na noite de ontem e terminou na madrugada do último domingo.
A festa, que aconteceu na quadra da entidade, contou com a presença de atrações musicais de diversos gêneros. Os grupos Vou pro Sereno e Pique Novo, o MC Paulin da Capital e os DJs Hercoly e Fernando Gavião, além da bateria de escola de samba da torcida organizada, Bateria Ritimão, animaram a festa em um evento lotado de corinthianos, associados e não-associados aos Gaviões da Fiel.
Com 120 mil sócios, a entidade é considerada a maior torcida organizada do Brasil atualmente. Além disso, a organizada também é uma das mais antigas do futebol brasileiro e foi pioneira nos jogos do Timão. Apesar da fundação da entidade ter acontecido oficialmente em 1º de julho de 1969, os fundadores se reuniam muito antes para acompanhar o Timão.
Tudo começou em 1965, quando um grupo de jovens torcedores do Corinthians, que se conheceram nas gerais dos estádios, começaram a se reunir para assistir ao Timão juntos, mas sem oficializar a criação de uma torcida organizada.
Foi quando em 1969, quando o Corinthians vivia os primeiros dos 23 anos de jejum e com uma administração questionada por torcedores, o grupo de jovens decidiu ir além das reuniões e oficializar a criação de uma torcida organizada para, além de torcer, fiscalizar as ações do clube. Para isso, o gavião, por ser um animal com visão e audição apuradas e garras fortes, foi a escolha perfeita para representar os objetivos da entidade. Assim, nascia os Gaviões da Fiel.
Em fala concedida com exclusividade à Central do Timão, o presidente dos Gaviões da Fiel, Padinho, falou sobre a realização da festa, destacou a grande presença de público e comentou acerca do futuro da torcida organizada.
“A festa foi digna de Gaviões da Fiel. A última festa que teve um público tão alto foi no Mundial de Clubes, em 2012. É uma honra ser presidente, é um prazer e um desafio também, espero no futuro dos Gaviões da Fiel uma entidade cada vez mais unida, com mais progresso para o bem da torcida, como várias melhorias estruturais com a grandeza dos Gaviões da Fiel.”
Confira algumas fotos da torcida ao longo da história:
Veja mais:
Murillo marca no fim e Corinthians vence Flamengo no jogo de ida da semifinal do Brasileirão Sub-20
Volante argentino do sub-20 renova contrato com o Corinthians até 2025
Escalação: Corinthians faz penúltimo treino antes de enfrentar o Red Bull Bragantino
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados