Presidente da CBF sugere perda de pontos em caso de racismo; Corinthians e demais clubes avaliam

  • Por Guilherme Agrella / Redação Central do Timão

Nesta quarta-feira (24), Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, anunciou uma proposta referente à punição aos frequentes atos de injúria racial no futebol brasileiro, em seminário da entidade pautado no combate ao racismo. Assim, o Corinthians e os demais clubes decidirão se a regra será incluída no regulamento do Campeonato Brasileiro.

A sugestão do presidente tem como definição a perda de pelo menos um ponto em casos de manifestações racistas. A proposta será enviada ao Conselho Técnico das divisões nacionais e também contará com discussões do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) acerca de alterações no código de justiça desportiva.

Foto: André Borges/CBF.

Vale lembrar que já existe uma previsão de pena esportiva por injúria racial na legislação esportiva brasileira do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), mas é aplicada somente em casos de manifestações coletivas da torcida.

Em relação à sua proposta, Ednaldo Rodrigues explicou seu motivo e por que levá-la para discussão no tribunal em primeiro lugar.

Acho que é interessante mobilizar contra o racismo. Não há espaço para o racismo na competição. Sou democrático e quero que essa pena seja discutida no tribunal, mas acho importante mobilizar, porque não há mais espaço para racista no século XXI“, afirmou o presidente.

Ainda, o mandatário da CBF comentou sobre a escolha por envolver os clubes do Brasileirão para decidir a implementação da nova regra no regulamento do campeonato.

(…) Vou pedir que o clube que tiver um torcedor envolvido em ato de racismo, perca pelo menos um ponto na competição. Em campeonatos tão disputados, isso pode definir o título, uma vaga a um torneio continental ou até mesmo um rebaixamento. Acredito que só assim as coisas vão mudar“, completou Ednaldo.

Dessa forma, o Corinthians pode exercer papel importante na decisão final, juntamente às demais instituições esportivas que disputam o Brasileirão. A nova regra de punição, se aprovada, pretende ser implementada pelo presidente da CBF já na próxima temporada de 2023.

Veja mais:

Fluminense x Corinthians: onde assistir, desfalques, escalações e arbitragem

Caso Rafael Ramos: STJD marca data de julgamento de atleta do Corinthians

Corinthians tem retrospecto positivo e apenas uma eliminação em semifinais da Copa do Brasil

Notícias do Corinthians

Rolar para cima