Em entrevista coletiva após a derrota para o Flamengo, pelas quartas de final da Conmebol Libertadores, o técnico Vítor Pereira foi questionado sobre o motivo de o Corinthians ter rendido tão abaixo do esperado em sua campanha na atual edição do torneio continental, no qual venceu apenas duas partidas, empatou cinco e perdeu outras três, marcando somente cinco gols. Essa foi a segunda pior campanha de um time brasileiro na história da competição.
Apesar de valorizar o feito do time do Parque São Jorge, o treinador português evidenciou que foi prejudicado pelo excesso de desfalques ao longo da temporada e pelo elenco curto.
“Há quanto tempo o Corinthians não chegava nessa fase? Quantos jogadores o Corinthians teve fora nessa Libertadores? Dez jogadores. Chegou até aqui, foi eliminado por quem? Pelo Flamengo. Que tem um elenco…”
Em levantamento realizado pela Central do Timão, verificamos que o português tem razão em suas considerações a respeito da eliminação. Apesar de ter conseguido avançar até às quartas de final, o Corinthians, em nenhum jogo da Libertadores, teve todos os jogadores à disposição de Vítor Pereira. No pior dos cenários, na partida de ida das oitavas de final, contra o Boca Juniors, o Timão ficou sem oito atletas considerados titulares e capazes de fazer a diferença no jogo, como os medalhões Renato Augusto, Maycon, Paulinho e Gil.
Vale lembrar que o Corinthians também perdeu uma de suas principais referências no ataque, o centroavante Jô, em plena disputa da fase de grupos da Libertadores, no início de junho. O atleta rescindiu seu contrato com o clube após ser flagrado em um pagode durante a derrota do Timão para o Cuiabá, na Arena Pantanal.
Agora, além de alguns desfalques e da saída antecipada de Willian, talvez o maior desafio da equipe corinthiana seja superar a recente eliminação o quanto antes, para não comprometer o restante da temporada, uma vez que o Timão já tem dois compromissos decisivos pela frente nos próximos dias.
Neste sábado (13), o Corinthians enfrenta o líder e arquirrival Palmeiras, às 19h (de Brasília), na Neo Química Arena, em confronto direto pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro. O atual vice-líder precisa vencer para diminuir a diferença de seis pontos para o primeiro colocado. Já na próxima quarta-feira (17), às 21h30, o Timão tem a complexa missão de reverter um placar de 2 x 0 para o Atlético-GO, no jogo da volta das quartas de final da Copa do Brasil, para seguir na briga pelo título.
Confira a lista de atletas que foram desfalques do Corinthians em cada jogo da Conmebol Libertadores:
Always Ready 2 x 0 Corinthians
– Fagner (lesão)
– Raul Gustavo (lesão)
– Luan (lesão)
– Junior Moraes (lesão)
Corinthians 1 x 1 Always Ready
– Cássio (lesão)
– Cantillo (suspenso)
– Raul Gustavo (suspenso)
– Fagner (lesão)
– Paulinho (lesão)
Corinthians 1 x 0 Deportivo Cali
– Robson Bambu (lesão)
– Luan (lesão)
– Adson (lesão)
Deportivo Cali 0 x 0 Corinthians
– Paulinho (lesão)
Corinthians 2 x 0 Boca Juniors
– Gil (gripe)
– Robson Bambu (lesão)
– João Pedro (lesão)
Boca Juniors 1 x 1 Corinthians
– Fagner (lesão)
– Joao Pedro (lesão)
– Luan (lesão)
– Paulinho (lesão)
Corinthians 0 x 0 Boca Juniors – Oitavas de final
– Maycon (lesão)
– Gil (lesão)
– Renato Augusto (lesão)
– Mosquito (lesão)
– Du Queiroz (lesão)
– Rafael Ramos (lesão)
– Cantillo (suspenso)
– Paulinho (lesão)
Boca Juniors 0 x 0 Corinthians – Oitavas de final
– Paulinho (lesão)
– Gustavo Mosquito (lesão)
– Maycon (lesão)
– Fagner (lesão)
– Renato Augusto (lesão)
– Jr Moraes (lesão)
– Adson (covid)
Corinthians 0 x 2 Flamengo – Quartas de final
– Willian (lesão)
– Paulinho (lesão)
– Renato Augusto (lesão)
– Bruno Melo (virose)
– Carlos Miguel (covid)
Flamengo 1 x 0 Corinthians – Quartas de final
– Maycon (lesão)
– Paulinho (lesão)
Veja Mais:
Aproveitamento abaixo da média e problemas ofensivos marcam campanha do Corinthians na Libertadores
Relembre todas as participações do Corinthians na Libertadores nos últimos dez anos
Notícias do Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados