Em 13 de outubro de 1977, o Corinthians venceu a Ponte Preta por 1 x 0, com gol de Basílio, e conquistou o Campeonato Paulista, encerrando um jejum de 23 anos sem ganhar títulos. O autor do gol alvinegro comentou como foi sua comemoração após o jogo.
“Eu saí no meio do povão. Eu coloquei um boné, uma bolsa atravessada, como se fosse torcedor, e fui com um amigo meu que estava com o carro. Eu consegui chegar sem ninguém me reconhecer. Eu entrei no carro e falei para ele (o amigo): ‘melhor irmos aqui por dentro, descendo o Jockey Clube’. Eu vi aquele tumulto, todos os carros parando, ai um cara do lado olhou pra mim e falou: ‘Basílio’. Ai começou a parar todo mundo, mas eu desci e comecei a vibrar com eles. Depois fui para casa e fiquei até às 3h, e das 3h às 5h fiquei na casa do Zé Maria“, comentou o ex-jogador ao podcast Salve, Fiel.
Basílio, que atuou pelo Corinthians entre 1975 e 1981, entrou em campo em 253 oportunidades e marcou 23 gols. Além disso, venceu dois Paulistões (1977 e 1979), e uma Taça Governador do Estado (1977).
Aquele foi o 16º dos 30 Campeonatos Paulistas que o clube alvinegro possui atualmente. A conquista, que completa 45 anos em 2022, é tida como uma das mais importantes da história do Timão.
Veja também:
Corinthians e Nike lançarão camisas em homenagem aos 603 jogos de Cássio pelo clube
Maior técnico dos primeiros 100 anos do Corinthians, Oswaldo Brandão falecia há 33 anos
Corinthians Futsal enfrenta Juventus em decisão por vaga na final do Paulistão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados