Corinthians e Atlético-MG se enfrentam neste domingo, às 18h (de Brasília), no Mineirão, pela 19ª rodada do Brasileirão, em um confronto recheado de candidatos à “lei do ex”. Ao todo, cinco jogadores têm chances de marcarem gols contra seu ex-clube no duelo, sendo dois do lado corinthiano e três do lado atleticano.
Abaixo, a Central do Timão te relembra todos os atletas que atuaram pelos dois clubes e podem estar em campo nesta noite:
Róger Guedes
Provável titular do Corinthians em Belo Horizonte, Róger Guedes teve rápida, mas boa passagem pelo Atlético-MG. Ele atuou no Galo emprestado pelo Palmeiras no primeiro semestre de 2018, e logo caiu nas graças da torcida atleticana. Foram 28 jogos pelo clube mineiro, com 13 gols marcados – incluindo um contra o Corinthians.
Róger Guedes deixou o Atlético-MG em julho daquele ano após ser vendido pelo Palmeiras, então dono de seus direitos econômicos, ao Shandong Luneng, da China. O atacante seguiu se destacando no futebol chinês até chegar ao Corinthians em agosto do ano passado. Desde então, o jogador, de 25 anos, marcou 17 gols em 57 partidas e também caiu nas graças da Fiel.
Fábio Santos
Fábio Santos chegou ao Corinthians em 2011 para sua primeira passagem. O lateral-esquerdo se tornou titular absoluto com o técnico Tite e, em quatro temporadas e meia no clube, acumulou conquistas expressivas, como dois Brasileiros (2011 e 2015), uma Libertadores (2012), um Mundial (2012), uma Recopa Sul-Americana (2013) e um Paulistão (2013).
O veterano, hoje com 36 anos, deixou o Timão em 2015 rumo ao Cruz Azul, do México. Ele ficou apenas um ano no futebol mexicano e acertou seu retorno ao Brasil, desta vez para defender o Atlético-MG, onde fez 216 jogos, marcou 20 gols e conquistou os Campeonatos Mineiros de 2017 e de 2020.
Fábio Santos deixou o Galo em outubro de 2020 para iniciar sua segunda passagem pelo Corinthians. Desde então, o lateral-esquerdo vem alternando com Lucas Piton entre reserva e titular. Apesar de dividir a posição com o jovem, o camisa 26 vem acumulando boas atuações, sobretudo em jogos grandes nesta temporada, como os da Libertadores. Ao todo, o veterano tem 301 jogos, 25 gols e seis títulos com a camisa alvinegra.
Pedrinho
Pedrinho chegou ao Corinthians em 2013, aos 15 anos, ainda nas categorias de base. Destaque na equipe campeã da Copa São Paulo de 2017, último título do clube na competição, o garoto foi promovido ao profissional naquele mesmo ano pelo técnico Fábio Carille. Em quatro temporadas no Timão, o meia-atacante fez 141 jogos e marcou 12 gols, além dos títulos do Brasileirão de 2017 e dos Paulistas de 2017, 2018 e 2019.
No primeiro semestre de 2020, Pedrinho se tornou a maior venda da história do Corinthians ao ser negociado com o Benfica, de Portugal, por 18 milhões de euros (R$ 117 milhões na cotação da época). Ele, no entanto, não recebeu muitas oportunidades no clube português e foi para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, no ano passado.
Pedrinho, porém, foi prejudicado pela guerra entre Rússia e Ucrânia e teve de deixar o clube ucraniano. Ele ficou oito meses sem entrar em campo em 2022, até acertar seu empréstimo ao Atlético-MG nesta janela de transferências. O meia-atacante fez sua estreia pelo Galo contra o Cuiabá, na última quinta-feira.
Guilherme Arana
Assim como Pedrinho, Guilherme Arana é formado nas categorias de base do Corinthians. Ele foi promovido ao elenco profissional pelo técnico Mano Menezes, em 2014, mas não recebeu oportunidades e foi emprestado ao Athletico-PR. O lateral-esquerdo retornou ao Timão em 2015 e estreou pelo clube em 12 de agosto, contra o Sport, pelo Brasileirão.
Guilherme Arana assumiu a titularidade absoluta do Corinthians apenas em 2017, após a saída de Uendel para o Internacional. Com grandes atuações, o lateral-esquerdo logo caiu nas graças da Fiel e foi peça importante nos títulos do Brasileirão e do Paulistão naquele ano, sob o comando de Fábio Carille. Após 87 jogos e quatro gols, o jogador foi vendido pelo clube ao Sevilla, da Espanha.
Arana, no entanto, não teve as oportunidades desejadas no futebol espanhol e foi emprestado à Atalanta, da Itália, em 2019. Pelo clube italiano, o lateral-esquerdo fez apenas quatro partidas até acertar com o Atlético-MG, no ano seguinte. No Galo, o jogador se tornou titular absoluto e rapidamente caiu nas graças da torcida atleticana. São 131 jogos e 14 gols pelo clube mineiro, com convocações à Seleção Brasileira no período.
Jemerson
Formado nas categorias de base do Atlético-MG, Jemerson se profissionalizou em 2012 e acumulou títulos com a camisa atleticana em sua primeira passagem. O zagueiro fez parte dos elencos do Galo campeões da Libertadores de 2013, da Copa do Brasil de 2014, da Recopa Sul-Americana de 2014 e dos Mineiros de 2013 e 2015. Após se destacar pelo clube mineiro, o jogador foi vendido ao Monaco, da França, em 2016.
Jemerson se destacou na Europa e foi titular na campanha do título do Campeonato Francês da temporada de 2016/17, único do Monaco na competição nos últimos 22 anos. Até 2020, o zagueiro fez 153 jogos com a camisa monegasca até acertar em definitivo com o Corinthians, em novembro daquele ano.
Pelo Timão, Jemerson teve uma rápida passagem, mas com boas atuações. Apesar do bom desempenho em campo, a diretoria corinthiana optou por não renovar o contrato do zagueiro na metade do ano passado, por conta do alto salário do jogador.
Em outubro de 2021, Jemerson acertou com o Metz, da França. Ele fez somente 16 partidas pelo clube francês até acertar seu retorno ao Atlético-MG, na atual janela de transferências. O zagueiro ainda não reestreou pelo Galo, o que pode acontecer neste domingo, justamente contra o Corinthians.
Veja mais:
Conheça Carlos Miguel, o “maior goleiro do Brasil”, que deve substituir Cássio contra o Atlético-MG
De olho neles! Saiba quem são os destaques do Atlético-MG, adversário do Corinthians no Brasileirão
Último jogo entre Corinthians e Atlético-MG ficou marcado por golaços
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados