Os golaços marcados por Róger Guedes, Bruno Pacheco e Vina na vitória do Ceará por 3 x 1 sobre o Corinthians, no último sábado, na Arena Castelão, mantiveram uma escrita que vem se tornando cada vez mais comum nos jogos entre as equipes. Desde 2018, quando o Vozão retornou à Série A do Brasileirão, paulistas e cearenses vêm acumulando ‘bizarrices’ que vão de gol de falta de goleiro, gol olímpico e até ‘lei do ex’.
Abaixo, a Central do Timão te relembra todos os fatos inusitados que acabaram marcando os últimos encontros entre Corinthians e Ceará.
2018: Corinthians 1 x 1 Ceará – golaço de Wescley:
O primeiro duelo entre Corinthians e Ceará desde 2011 aconteceu em 6 de maio de 2018, na Neo Química Arena, quando o técnico Fábio Carille vivia seus últimos momentos em sua primeira passagem pelo Timão. O jogo ficou marcado por uma pintura do meio-campista adversário Wescley, que abriu o placar aos nove minutos do primeiro tempo.
Elton disputou com a marcação corinthiana fora da área e conseguiu encontrar um passe pelo alto para o companheiro que estava de frente para o gol de Cássio. Wescley dominou no peito, e, sem deixar a bola cair, mandou um belo chute ainda de longe, sem chances para o goleiro do Timão. Os donos da casa empataram com o zagueiro Henrique aos 40 minutos da etapa inicial, que completou cobrança de escanteio de cabeça.
2018: Ceará 2 x 1 Corinthians – único gol da carreira de Éverson e gol contra de Danilo Avelar:
Corinthians e Ceará voltaram a se encontrar em 5 setembro de 2018. Em jogo válido pelo segundo turno daquela edição do Brasileirão, na Arena Castelão, o goleiro Éverson, atualmente titular do Atlético-MG, marcou o único gol de sua carreira. Ele cobrou falta cometida pelo zagueiro Henrique dentro da meia-lua e colocou a bola no ângulo esquerdo de Walter, que nada pôde fazer.
Na mesma partida, o lateral-esquerdo Danilo Avelar, hoje jogador do América-MG, não conseguiu afastar na pequena área e marcou contra, o que foi o segundo gol do Vozão. Próximo do fim do confronto, o centroavante Roger descontou para o Timão, mas não conseguiu evitar a derrota e o consequente “rebaixamento” do treinador Osmar Loss, que voltou a ser auxiliar-técnico do clube.
2019: Corinthians 2 x 2 Ceará – único gol olímpico da história da Neo Química Arena:
Um ano e dois dias depois, paulistas e cearenses protagonizaram outro jogo ‘bizarro’ em Itaquera. O Corinthians abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo com um gol contra de João Lucas, e ampliou com Vagner Love aos 37, levando uma vantagem de 2 x 0 para o intervalo.
No entanto, o Ceará reagiu no segundo tempo e diminuiu com Thiago Galhardo, que completou lançamento e mandou para o gol de Cássio quase dentro da pequena área. O lance que marcou o jogo, porém, veio aos 47 da etapa final: Leandro Carvalho cobrou escanteio pelo lado direito de três dedos, colocando uma curva na bola e marcando o único gol olímpico da história da Neo Química Arena até os dias atuais.
2020: Ceará 2 x 1 Corinthians – gol contra de Gil, expulsão de Cássio e demissão de interino:
Em 11 de outubro de 2020, Corinthians e Ceará se reencontraram em Fortaleza. Os corinthianos, que estavam em crise após a saída do treinador Tiago Nunes, abriram o placar com um chute de fora da área do atacante Léo Natel, aos 15 minutos. O goleiro Fernando Prass deixou a bola passar por baixo de suas pernas.
No entanto, 19 minutos depois, Gil tentou bloquear um cruzamento da esquerda, mas não conseguiu e acabou mandando contra o gol de Cássio. As equipes foram com o empate por 1 x 1 para o intervalo. Com 16 minutos da etapa final, o zagueiro adversário Eduardo acabou expulso.
Mesmo com um homem a mais, os comandados de Dyego Coelho não conseguiram a vitória. Pior: saíram derrotados. Isso porque, aos 42, Cássio saiu jogando mal e recuou para Ramiro na fogueira, dentro da área. O volante acabou cometendo pênalti e irritou o goleiro corinthiano, que acabou expulso pelo árbitro Anderson Daronco por reclamação. A infração foi convertida por Fernando Sobral, que deu a vitória ao Vozão.
Com a derrota, o Corinthians entrou na zona de rebaixamento do Brasileirão, com 15 pontos naquela altura do campeonato. O resultado ainda causou a demissão do interino Dyego Coelho, que deu lugar a Vagner Mancini já na rodada seguinte.
2021: Corinthians 3 x 1 Ceará – reestreia e golaço de Renato Augusto e primeiros gols de Adson na Neo Química Arena:
O jogo do dia 15 de agosto de 2021 não contou com grandes ‘bizarrices’, mas ficou marcado positivamente para o Corinthians. O duelo foi o primeiro de Renato Augusto em seu retorno ao clube após cinco temporadas e meia no futebol chinês.
Ainda recuperando o ritmo ideal, o meio-campista substituiu Roni aos 18 do segundo tempo e, cinco minutos depois, já mostrou para o que veio. O camisa 8 recebeu de Giuliano, que também havia sido contratado há poucas semanas, ajeitou e chutou colocado ainda antes da entrada da área, marcando o terceiro gol do Timão na partida.
A tarde de domingo também ficou marcada na carreira do meia-atacante Adson, formado nas categorias de base do clube. Escalado como titular pelo técnico Sylvinho, o jovem marcou seus primeiros gols como profissional na Neo Química Arena ao receber assistências de Roni, aos 17 do primeiro tempo, e de Fábio Santos, aos 30. Ainda deu tempo de Rick descontar para o Vozão na metade da segunda etapa e dar números finais ao confronto.
2021: Ceará 2 x 1 Corinthians: gol de Róger Guedes com assistência de Willian, ‘lei do ex’ e falha de lateral na estreia pelo Timão:
O duelo entre Corinthians e Ceará do segundo turno do último Brasileirão voltou a contar com elementos pouco comuns no futebol. Vina aproveitou saída errada de Cássio e emendou um chute de primeira da entrada da área com apenas seis minutos do primeiro tempo.
O Timão conseguiu empatar apenas aos 39 da etapa final, com Róger Guedes. O atacante recebeu passe de Willian, que participou diretamente do primeiro gol em sua segunda passagem pelo clube, levou para o pé direito e mandou um forte chute, sem chances para João Ricardo. Foi a primeira vez em que o ex-camisa 123 balançou as redes longe da Neo Química Arena com a camisa alvinegra.
No entanto, o Vozão conseguiu voltar à frente do marcador três minutos depois. Fagner precisou ser substituído por João Pedro aos 37. O lateral-direito que pertence ao Porto, de Portugal, fez sua estreia pelo Timão e acabou falhando no gol da vitória cearense, ao deixar o ex-corinthiano Yony González subir em suas costas para cabecear e completar para dentro das redes de Cássio, dando números finais ao duelo.
Veja mais:
Com golaço a quase 100km/h, Róger Guedes se destaca e é o melhor do Corinthians contra Ceará
Corinthians tem apenas 28% de aproveitamento sem Cássio
Corinthians Feminino enfrenta RB Bragantino buscando voltar a vencer no Paulistão Sub-20
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados