Nesta quarta-feira (13), às 21h30 (de Brasília), o Corinthians enfrenta o Santos pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Este será o 356º Clássico Alvinegro da história.
O Timão leva grande vantagem no restrospecto geral, com 135 vitórias, enquanto o Peixe triunfou apenas 110 vezes. Além disso, foram 100 empates entre os rivais. Os corinthianos também são superiores na quantidade de gols marcados: 597 contra 513 dos santistas.
Já na Vila Belmiro, palco da disputa desta noite, o Santos é que leva vantagem. A equipe tem 52 vitórias, com 214 gols marcados, enquanto o Corinthians triunfou em apenas 36 ocasiões, com 190 gols, além dos 24 empates.
O primeiro Clássico Alvinegro foi pelo Campeonato Paulista, realizado em 22 de junho de 1913, no Parque Antártica. O Timão contou com gols de Peres, Fabbi e César Nunes, mas acabou derrotado por 6 x 3. Já a maior goleada da história do confronto foi por 11 x 0 e o recorde pertence ao Timão. O duelo aconteceu em 11 de julho de 1920, na Vila Belmiro, e contou com quatro gols de Gambarotta, três de Neco, além de um de Basílio, Bororó, Amílcar e Ary Patuska (contra).
Corinthians e Santos se enfrentam logo mais a noite valendo uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. No jogo de ida, o Timão venceu por 4 x 0 e encaminhou sua classificação à próxima fase. Agora, o Peixe precisa vencer por cinco gols de diferença, algo que não acontece desde 1960, ainda na “Era Pelé”, para avançar na competição. Em caso de vitória por quatro gols de diferença, a classificação será decidida nos pênaltis.
Veja também:
Corinthians enfrenta XV de Jaú buscando se manter na liderança do grupo 13 do Paulistão Sub-20
Vantagem? Rafael Ramos pede foco em clássico contra o Santos: “Cada jogo é um jogo”
Corinthians se pronuncia sobre ocorrência em Santos envolvendo torcedores no hotel da delegação
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados