É oficial! O Corinthians anunciou, nesta segunda-feira (18), a contratação do zagueiro paraguaio Fabián Balbuena. O jogador, de 30 anos, chega por empréstimo válido até junho de 2023 junto ao Dínamo de Moscou, da Rússia, clube do qual se despediu há mais de uma semana para acertar com o Timão.
Recentemente, a Fifa autorizou que atletas estrangeiros possam suspender seus contratos de forma unilateral com clubes da Rússia ou da Ucrânia por conta da guerra entre os países. Foi desta determinação que Balbuena se apoiou para deixar o Dínamo de Moscou, que lamentou a saída do paraguaio.
O Corinthians vinha monitorando a situação de Balbuena na Rússia há algum tempo, mas acelerou as conversas após sacramentar a venda de João Victor, titular no sistema defensivo de Vítor Pereira, para o Benfica. No último dia 5, quando o Timão se classificou às quartas de final da Libertadores, sobre o Boca Juniors, a diretoria alvinegra se encontrou com representantes do paraguaio na Argentina para acelerar o negócio.
Esta será a segunda passagem de Balbuena no Corinthians. A primeira foi entre fevereiro de 2016 e julho de 2018, onde caiu nas graças da Fiel e rapidamente se tornou ídolo da torcida corinthiana. Apelidado de General por conta de sua comemoração característica, o zagueiro foi titular absoluto nas conquistas do Brasileirão de 2017 e nos Paulistas de 2017 e 2018. Ele ainda marcou 11 gols nos 136 jogos em que disputou.
Balbuena é o segundo reforço contratado pelo Corinthians para o segundo semestre de 2022. No final de junho, o clube anunciou a chegada do centroavante Yuri Alberto, que chega para suprir a ausência de Jô – o veterano rescindiu seu contrato de forma amigável com o Timão há cerca de um mês. A tendência é de que a diretoria alvinegra ainda vá em busca de novos jogadores.
Agora, o técnico Vítor Pereira conta com cinco zagueiros no elenco profissional. Além de Balbuena, o treinador tem Gil, Raul Gustavo, Robson Bambu e Bruno Méndez à sua disposição. O jovem Robert Renan, de apenas 18 anos, vem ganhando chances com o português, mas ainda disputa jogos com a equipe sub-20. Os laterais Fábio Santos e Bruno Melo também podem atuar improvisados na posição.
Veja mais:
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados