- Por Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão
Em 2012, quis o destino do futebol que dois rivais de um mesmo estado brasileiro vencessem as duas principais competições continentais da América do Sul. O Corinthians trouxe para a casa o troféu da Libertadores de forma invicta; já o São Paulo, ficou com a Copa Sul-Americana.
Assim, ambas as equipes se qualificaram para a disputa da Recopa Sul-Americana, torneio de ida e volta para estabelecer ‘o grande campeão da América’. Logo, no dia 3 de julho de 2013, Corinthians e São Paulo entraram no Morumbi para a disputa do primeiro jogo da curtíssima competição.
Para a partida, o técnico Tite contava com muitas peças campeãs da Libertadores e do Mundial, como Cássio, Danilo, Ralf, Sheik e Romarinho; além de Guerrero, artilheiro do time na competição no Japão. O elenco também tinha ganhado o reforço de outros nomes, como Renato Augusto, Gil e Alexandre Pato. A baixa principal era do volante Paulinho, que negociava sua saída para o futebol europeu.
Já aos 24 da primeira etapa, Danilo sentiu dores na coxa e precisou deixar o campo. Douglas entrou em seu lugar. Poucos minutos depois, Romarinho cruzou na área e a bola sobrou para Guerrero abrir o placar. Com isso, o Timão foi para o vestiário com a vantagem de 1×0.
A segunda etapa começou movimentada. Já no primeiro minuto, Aloísio chutou de fora e Cássio cometeu um frango, deixando a bola balançar as redes para o empate tricolor. Cinco minutos depois, Douglas sofreu uma entrada forte e precisou deixar o campo de jogo. Renato Augusto entrou em seu lugar.
E foi exatamente Renato, com o número oito às costas, quem decidiu a partida. Aos 30 minutos, o meia viu Rogério Ceni adiantado e não teve dúvidas: meteu um chutaço de cobertura, fechando o placar em 2×1 para o Corinthians, em plena casa do grande rival.
Veja abaixo os gols da partida. Caso não consiga visualizar, clique aqui.
Ficha técnica do jogo:
São Paulo 1×2 Corinthians
3 de julho de 2013
Estádio do Morumbi
Recopa Sul-Americana – Final Ida
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
31691 pagantes
São Paulo: Rogério Ceni, Douglas (Wellington), Lúcio, Rafael Tolói, Juan, Rodrigo Caio, Denílson (Lucas Evangelista), Paulo Henrique Ganso (Aloísio), Jadson, Osvaldo e Luís Fabiano. Técnico: Ney Franco.
Corinthians: Cássio, Edenílson, Gil, Paulo André, Fábio Santos, Ralf, Guilherme, Danilo (Douglas) (Renato Augusto), Romarinho, Émerson Sheik (Íbson) e Guerrero. Técnico: Tite.
Gols: Guerrero (29′), Aloísio (46′) e Renato Augusto (76′).