Na manhã desta quarta-feira, o Zenit utilizou seu site oficial para confirmar o empréstimo do centroavante Yuri Alberto ao Corinthians até junho de 2023, em troca das contratações do goleiro Ivan e do meia-atacante Gustavo Mantuan. As cessões terão preço de compra fixados caso os clubes por exercer a cláusula.
“Zenit e Corinthians confirmam transferências de jogadores por empréstimo entre os dois clubes. Yuri Alberto vai transferir o Corinthians por empréstimo para a temporada 2022/23, com o goleiro Ivan e o meia-atacante Gustavo Mantuan vindo para São Petersburgo”, publicou o Zenit nesta manhã – veja abaixo.
Yuri Alberto, inclusive, esteve na Neo Química Arena na última terça-feira para assistir ao empate por 0 x 0 com o Boca Juniors-ARG, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. O Corinthians deve oficializar a contratação de seu novo centroavante ainda nesta quarta-feira.
Formado nas categorias de base do Corinthians, Gustavo Mantuan vem sendo titular sob o comando do técnico Vítor Pereira e tem contrato com o clube até 2027. O vínculo era válido até 2025, mas foi prorrogado antes do negócio com o Zenit se confirmar. O meia-atacante é monitorado pelos russos desde que começou a aparecer como profissional, e seu envolvimento no negócio foi um pedido do técnico do clube de São Petersburgo, Sergey Semak. Já Ivan chegou ao Timão no início deste ano com acordo até 2024.
Apesar do negócio ter sido confirmado pelo Zenit, Ivan e Mantuan devem estar à disposição de Vítor Pereira até o duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Santos, na Vila Belmiro, em 13 de julho. O Corinthians, vale lembrar, venceu a ida por 4 x 0, na Neo Química Arena, com o primeiro gol sendo marcado pelo meia-atacante.
O Timão vê a troca com bons olhos, uma vez que estaria perdendo Ivan, um reserva com poucos minutos na temporada, e Gustavo Mantuan, que vem sendo titular com Vítor Pereira, mas tem reposição dentro do elenco. Já Yuri Alberto chegaria ao clube com status de titular absoluto, sobretudo após a saída de Jô.
Yuri Alberto, de 21 anos, chegou ao Zenit no início deste ano, quando foi vendido pelo Internacional por 25 milhões de euros (cerca de R$ 149 milhões na cotação da época). Por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, o centroavante atuou em apenas 14 jogos pela equipe, marcou seis gols e deu quatro assistências.
Formado nas categorias de base do Santos, Yuri Alberto se profissionalizou com 16 anos. Ele deixou o Peixe na metade de 2020 após recusar uma proposta para renovar seu contrato. Logo em seguida, o atacante se transferiu ao Internacional, onde teve mais destaque na carreira, com 31 gols marcados em 85 jogos.
Veja a publicação no site oficial do Zenit:
Veja mais:
Técnico do Corinthians, Vítor Pereira explica estratégia em escalação contra o Boca Juniors
Vítor Pereira elogia entrega de Willian e exalta torcida do Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados