O Corinthians voltou a marcar quatro gols em um clássico após mais de seis anos nesta quarta-feira, ao vencer o Santos por 4 x 0, na Neo Química Arena, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O resultado também significou a maior goleada do Timão sobre o Peixe desde novembro de 2005.
O clube do Parque São Jorge não balançava as redes quatro ou mais vezes contra Santos, São Paulo ou Palmeiras desde novembro de 2015, quando superou o Tricolor por 6 x 1, em Itaquera, no jogo em que recebeu a taça de hexacampeão brasileiro. Neste duelo, os gols corinthianos foram anotados por Ángel Romero (duas vezes), Edu Dracena, Bruno Henrique, Lucca e Cristian.
Já a goleada de novembro de 2005 em questão aconteceu na campanha do tetracampeonato brasileiro. O argentino Carlos Tévez, autor de um hat-trick, comandou a vitória do Corinthians por 7 x 1 sobre o rival praiano. Os outros gols da equipe paulistana foram anotados por Nilmar (duas vezes), Marcelo Mattos e Rosinei.
Além disso, em 131 jogos disputados entre todas as edições da Copa do Brasil, o Santos sofreu quatro gols na competição apenas pela terceira vez em sua história. As outras vezes haviam sido derrotas por 4 x 3 para o Goiás, em 1999, e para o Grêmio, em 2010. Assim, o revés para o Corinthians foi o pior de todas as participações santistas no mata-mata nacional.
O próximo clássico envolvendo o Corinthians está marcado para este sábado (25), novamente contra o Santos e em Itaquera. Desta vez, porém, os adversários se enfrentarão em jogo válido pela 14ª rodada do Brasileirão, a partir das 19h. Já o confronto de volta das oitavas de final da Copa do Brasil acontecerá em 13 de julho, às 21h30, na Vila Belmiro.
Veja mais:
Corinthians quebra tabu e vence primeiro clássico em 2022
Há 65 anos, Corinthians aplicava goleada na Lazio, no Pacaembu
Corinthians goleia o Santos com show coletivo e abre boa vantagem nas oitavas da Copa do Brasil
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados