O Corinthians não conseguiu reassumir a liderança definitiva do Brasileirão na 11ª rodada, mas manteve boas chances de ser campeão da competição após a vitória por 2 x 0 sobre o Juventude, no último sábado, na Neo Química Arena. O resultado fez o vice-líder Timão ficar com 18,4% de probabilidade de conquistar o troféu do principal campeonato do país em 2022. Os cálculos são da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Por outro lado, a porcentagem obtida pela equipe de Vítor Pereira com o triunfo sobre o Papo é 0,3% menor do que a da penúltima rodada, quando o clube do Parque São Jorge derrotou o Atlético-GO por 1 x 0, em Goiânia, e chegou a atingir o maior percentual entre os 20 clubes do Brasileirão. Agora, o Corinthians só não tem mais chances de ser campeão do que o líder e arquirrival Palmeiras, que registra 29,7%.
Para efeito de comparação, o São Paulo, terceiro colocado no ranking da UFMG, tem apenas 8,9% de possibilidades de título nacional. O número é quase 10% menor do que o do Corinthians. O quinto colocado Athletico-PR vem logo em seguida, com 6,7%, enquanto o Internacional, que abre o G-4, está com 6,2%.
Já em relação à classificação para a Libertadores de 2023, o Corinthians viu um aumento de 2,3% no número registrado após a vitória sobre o Dragão, chegando a 69,1% de chances de disputar a principal competição do continente no ano que vem. A equipe é a segunda colocada nesta lista, perdendo apenas para o time de Abel Ferreira, que tem 80,5%. O Tricolor paulista, com 52%, fecha o pódio.
Como consequência da vice-liderança, o Timão tem quase 0% de chances de ser rebaixado à Série B nesta temporada, com apenas 1,6%. Quem lidera essa estatística é o lanterna Fortaleza, que possui apenas uma vitória na atual edição do torneio, com 63,8%. Juventude (44,9%) e Flamengo (33,2%) fecham o top-3 de maior risco de queda à segunda divisão.
Por fim, entre os 20 clubes da Série A, o time de Vítor Pereira é o 17º com menor probabilidade de se classificar à Copa Sul-Americana do ano que vem, com 23,4%. Os clubes que mais têm chances de disputar a segunda principal competição da Conmebol em 2023 são Internacional (35,9%) e Atlético-MG (35,7%).
O Corinthians volta a campo nesta quarta-feira, 15, para enfrentar o Athletico-PR. O duelo terá início às 21h30 (de Brasília) e será válido pela 12ª rodada do Brasileirão. O palco do confronto será a Arena da Baixada, em Curitiba.
Veja mais:
Com jogos a menos e quase 100% de acerto, Willian se mantém como líder em dribles no Brasileirão
Corinthians terá semana intensa de treinos entre compromissos do Brasileirão
Corinthians se destaca nas estatísticas defensivas do Brasileirão; veja números
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados