Um dos principais nomes da história recentes do Corinthians, Elias estreava pelo Timão há exatos 14 anos, em vitória por 2×0 diante do Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro da Série B.
Elias chegou ao Timão com o clube disputando o Campeonato Brasileiro da Série B e logo teve sua titularidade e conquistou a Fiel torcida. Além disso, ele foi uma das peças necessárias para colocar o time de volta a Série A.
Na volta para a primeira divisão, Elias seguiu no Parque São Jorge e continuou com a ótima atuação. Sua marcação e a chegada ao ataque foram essenciais para a conquista do Campeonato Paulista, Copa do Brasil (ambos invictos) e também classificando o time para a Libertadores de 2010. Com todo seu empenho e dedicação no Campeonato Brasileiro de 2010, Elias ganhou a Bola de Prata e o Prêmio Craque do Brasileirão.
No final de 2010, foi vendido ao Atlético de Madrid, e depois teve passagem por Sporting/POR e Flamengo. Em 2014, Elias voltou para o Timão. Entre as declarações, disse:
“O Corinthians representa tudo para mim. Se sou jogador de futebol é porque, na infância, tinha um clube, e esse clube era o Corinthians. Via grandes jogadores aqui no clube e dali surgiu um sentimento grande. Sou profissional hoje porque na infância via muitos jogos, via o Márcio Bittencourt, Biro Biro, depois vieram Rincón, Gilmar (Fubá), Edu e Vampeta. Se não fosse o Corinthians, nem de futebol eu gostaria.”
“Não só a cara. É cara, corpo, coração, estilo de rua. Sou maloqueiro, mano!”
O Corinthians foi campeão do Brasileiro de 2015 e Elias foi um dos protagonistas para levar o time a conquistar o hexa. Ao lado de Jadson, Renato Augusto e Ralf, formaram um grupo no meio de campo excepcional. Por sua atuação em todo o Campeonato, conquistou mais uma Bola de Craque e o Prêmio Craque do Brasileirão de 2015.
Ao todo, pelo Corinthians, Elias entrou em campo 253 vezes e marcou 41 gols. Conquistou quatro títulos: Brasileiro Série B (2008), Campeonato Paulista (2009), Copa do Brasil (2009) e Campeonato Brasileiro (2015).
Atualmente, Elias, já aposentado dos gramados, se prepara, fazendo cursos, para se tornar treinador de futebol de categorias de base.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados