Nascido em Gramado, no Rio Grande do Sul, em 22 de maio de 1993, Ramiro completa 29 anos neste domingo (22). O volante fez sucesso no Grêmio, ao vencer a Copa do Brasil e a Libertadores pelo tricolor gaúcho, e em 2019, transferiu-se para o Corinthians, com o objetivo de ser um dos principais meio-campistas da equipe alvinegra.
No primeiro ano de clube, foi importante em alguns jogos, mas não conseguiu a sequência de titular como teve no Grêmio.
Já no início de 2020, sob o comando do técnico Tiago Nunes, Ramiro se tornou peça importante do esquema, atuando principalmente pela direita do ataque e compondo a marcação no momento defensivo. No entanto, uma lesão o tirou de campo por alguns meses, e, após se recuperar, começou a brigar por espaço na equipe então comandada por Vagner Mancini.
Em julho de 2021 foi emprestado ao Al-Wasl, de Dubai, nos Emirados Árabes, onde ganhou papel de protagonista, sendo titular em todas as partidas da liga nacional. Até o momento, marcou dois gols e contribuiu com sete assistências. Com a proximidade do fim do empréstimo, seu futuro com o Al-Wasl está sendo discutido. O retorno ao Corinthians não está descartado.
O clube árabe faz mistério sobre se vai exercer a preferência de compra do jogador ou se irá devolvê-lo ao Timão ao final do período de empréstimo, que vai até o dia 30 do próximo mês. O vínculo do jogador com o Timão vai até o fim deste ano.
Pelo Corinthians, Ramiro foi campeão Paulista em 2019, esteve em campo 106 vezes, sendo 76 delas como titular, e marcou seis gols. São 42 vitórias, 34 empates e 30 derrotas.
Parabéns, Ramiro! Feliz Aniversário!
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados