No dia 19 de maio de 2013, o Corinthians empatava com o Santos na Vila Belmiro, somando 3×2 no placar geral, e erguia a sua 27ª taça do Campeonato Paulista, se tornando o único time do mundo a conquistar um troféu no estádio do rival.
Na primeira partida, no estádio do Pacaembu, o Corinthians batia o Santos por 2×1 e saía na frente na disputa da final do Campeonato Paulista de 2013. Com gols de Paulinho e Paulo André, o Timão levou para a Vila Belmiro a vantagem do empate para consolidar a conquista do 27º título estadual. Quatro dias antes, o Alvinegro havia sido eliminado da Copa Libertadores, por inúmeros erros de arbitragem.
Sem se abater com a precoce eliminação na Libertadores da América, o time do técnico Tite mostrou sua principal força: o conjunto. Paulinho, Danilo, Romarinho e Paolo Guerrero se destacaram pela voluntariedade e por estarem sempre presentes nas jogadas de perigo.
Tite mandou o Corinthians a campo com: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Romarinho, Paolo Guerrero e Emerson Sheik.
Já o Santos, treinado por Muricy Ramalho, foi escalado com: Rafael; Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior, Arouca e Cícero; Felipe Anderson, Neymar e André.
Aos 26 inicias, a equipe do Santos saiu na frente, com gol marcado por Cícero, mas logo foi surpreendido. Em uma jogada característica, um gol coletivo, com cinco jogadores participando do lance. Após bela troca de passes entre Alessandro, Romarinho e Guerrero, Paulinho chutou, Rafael defendeu e Danilo, decisivo, fez no rebote.
Com tudo igual novamente, o Corinthians, comandado por Danilo, bombardeou o Peixe. O meia acertou a trave, Paulinho também. E Romarinho teve grande chance de virar, mas parou nas mãos do goleiro Rafael.
O empate por 1×1, somado à vitória do Timão por 2×1 no Pacaembu, deu ao Corinthians o seu 27º título do Campeonato Paulista e impediu o Santos de chegar ao tetra consecutivo, algo que era inédito na era do profissionalismo no estadual de São Paulo.
Mário Gobbi, presidente do Corinthians na época, declarou sobre a conquista corinthiana no estádio do rival, que contava com o craque Neymar em campo. Mario Gobbi afirmou que esse é um título “especial” para ele.
“O Corinthians foi o único time do mundo a ser campeão em cima do Santos dentro da Vila Belmiro, a erguer o Troféu lá, no campo deles! Histórico na vida do futebol! Só quem já jogou no “Alçapão” sabe o que estou dizendo! Este é um enorme orgulho. Este título é um xodó, um querido e especial, que compartilho com todos vocês!”
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados