Nesta sexta-feira (15), o zagueiro Danilo Avelar foi oficialmente apresentado pelo América no CT Lanna Drumond. O defensor chega ao Coelho com contrato de empréstimo válido até dezembro, mesmo período em que possui vínculo com o Timão.
“Receber o convite para fazer parte de um clube tão grande, que está na disputa de campeonatos expressivos, foi muito gratificante. Junto a isso, também tive o prazer de trabalhar com o Mancini no Corinthians, o que pesou na minha decisão. Tive nove temporadas felizes e muito bem aproveitadas em quatro países diferentes da Europa, o que foi importante para formar o atleta que sou hoje”, disse Danilo em sua primeira entrevista coletiva pelo Coelho.
Durante a entrevista, o jogador de 32 anos falou sobre episódio de injúria racial que cometeu quando proferiu um comentário em um jogo online, em junho do ano passado. Questionado sobre a decisão do Corinthians em mantê-lo afastado do elenco, o atleta evitou criticar a postura da diretoria no assunto.
“A diretoria sabe, a comissão sabe, a torcida sabe o que deveria ser feito. Talvez, todo mundo com uma consciência mais fria… entendo que no calor do momento é um turbilhão, mas hoje, talvez poderia ter tomado um rumo diferente, de oportunidades, de levar o estudo e o conhecimento no clube, aproveitar a oportunidade do erro para corrigir de uma maneira diferente. Hoje, depois de quase um ano, é fácil analisar. Eu super entendo, respeito as decisões”, ponderou o zagueiro.
Avelar ainda admitiu o erro e falou sobre a ajuda que teve para aprender sobre o tema. Uma das responsáveis por isso foi Winnie Bueno, pesquisadora e ativista antirracista.
“Isso foi fundamental para eu ter essa superação em um ano de estudos, de batalhas, de momentos difíceis. Tive a consciência sempre positiva de que estou sendo um ser humano muito melhor do que eu era quando cometi o erro. Busquei aprender, conhecer, evoluir, melhorar, para poder passar alguma mensagem ou ajudar alguma pessoa que não teve o mesmo estudo que eu sobre o tema. Foi um momento muito importante. Agradeço a todas as pessoas envolvidas“, falou o atleta.
Danilo Avelar chegou ao Corinthians no meio de 2018, por empréstimo junto ao Torino, da Itália, e foi adquirido em definitivo em julho de 2019. Na temporada seguinte, com a chegada de Tiago Nunes, passou de lateral-esquerdo para a zaga, até se lesionar em outubro do mesmo ano. Ao todo, com a camisa alvinegra, foram 110 jogos e 12 gols marcados.
Veja também:
Corinthians fecha janela de transferências com 30 jogadores emprestados; confira a lista
Vampeta lamenta morte de Rincón: “Perdi um grande companheiro”
Corinthians Feminino enfrenta Santos pela liderança do grupo A do Brasileirão Sub-17
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados