O Corinthians se prepara para estrear na principal competição que disputará nesta temporada. Na próxima terça-feira, 5 de abril, às 21h30 (de Brasília), a equipe de Vítor Pereira irá até o Estádio Hernando Siles, na altitude de 3.625 metros de La Paz, para duelar com o Always Ready em seu primeiro compromisso na Libertadores.
Será apenas o quarto jogo na história em que o Timão irá até a Bolívia. Apesar da temida altitude, que pode causar cansaço, falta de ar, náuseas, dores de cabeça e entre outros sintomas, o clube do Parque São Jorge nunca perdeu uma partida em solo boliviano. Até aqui, foram três confrontos contra três times diferentes.
O Corinthians demorou pouco menos de 89 anos para disputar seu primeiro jogo no país vizinho. O adversário foi o Jorge Wilstermann, em 14 de abril de 1999, pela ida das oitavas de final daquela edição do torneio continental, no Estádio Félix Caprilles, em Cochabamba, cidade que possui uma altitude de 2.558 metros. O Timão contou com gol de Marcelinho Carioca para empatar em 1×1, conseguindo a classificação em São Paulo após um placar de 5×2 na semana seguinte.
O clube alvinegro voltou a visitar a Bolívia quatro anos depois, pela fase de grupos da Libertadores, desta vez no Estádio Hernando Siles, o mesmo do duelo da semana que vem. Diante do The Strongest, o time comandado por Geninho fez bonito e venceu por 2×0, com gols de Liedson e Leandro.
O Timão retornou ao país somente em 2013, dez anos depois do último duelo, como atual campeão sul-americano e mundial. O oponente foi o San José, no Estádio Jesús Bermúdez, em Oruro, município localizado a 3.735 metros acima do nível do mar. O grupo dirigido por Tite empatou em 1×1, com gol de Paolo Guerrero, em jogo que ficou marcado pelo triste falecimento do garoto Kevin Espada, atingido por um sinalizador.
Sendo assim, o Corinthians tem um retrospecto de três partidas, com uma vitória e dois empates na Bolívia. Vale lembrar que o Always Ready, adversário alvinegro na semana que vem, costuma jogar no Estádio El Alto, que possui uma altitude de quase 4.100 metros, mas irá atuar em La Paz nesta Libertadores.
Veja o retrospecto do Corinthians na Bolívia (todos os jogos foram válidos pela Libertadores):
14/04/1999: Jorge Wilstermann 1×1 Corinthians;
09/04/2003: The Strongest 0x2 Corinthians;
20/02/2013: San José 1×1 Corinthians.
Veja mais:
Goleiro do Corinthians recebe prêmio de melhor da posição do Paulistão sub-20
Gaviões da Fiel se pronuncia após internação de carnavalesco e revela suspeita de abuso
Corinthians abre venda de ingressos para Majestoso do Brasileirão Feminino; veja detalhes
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados