- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
Na noite deste domingo (30), em jogo que teve início às 18h30 (Brasília) e foi válido pela segunda rodada do Paulistão, o Corinthians foi até o estádio Bruno José Daniel para enfrentar o Santo André. O Timão venceu por 1×0, com gol de pênalti de Fábio Santos no primeiro tempo, e conquistou sua primeira vitória em 2022.
Além de poupar os meio-campistas Renato Augusto e Willian, a equipe alvinegra perdeu outros dois titulares de última hora: Cássio e João Victor. Desta forma, o técnico Sylvinho escalou o seguinte time: Matheus Donelli; Fagner, Gil, Raul Gustavo e Fábio Santos; Du Queiroz, Giuliano e Gabriel Pereira; Gustavo Mosquito, Róger Guedes e Gustavo Mantuan.
Já o Ramalhão, comandado por Thiago Carpini, iniciou o duelo com a seguinte escalação: Jeferson Paulino; Thiago Ennes, Luiz Gustavo, Carlão e Thallyson; Serginho, Dudu Vieira e Jatoba; Gustavo Nescau, Giovanny Bariana e Lucas Tocantins.
Primeiro tempo
O Corinthians iniciou tentando impor seu jogo, pressionando no campo de ataque. Gabriel Pereira fazia o papel de um meia centralizado ao invés de atuar aberto, como era de se imaginar. O Santo André, por sua vez, aguardava as ações do Timão.
Aos três minutos, Róger Guedes recebeu lançamento na esquerda e ganhou escanteio. O atacante cobrou curto. Na sequência do lance, Fábio Santos tabelou com Giuliano na esquerda, e o meia conseguiu novo escanteio. Desta vez, o camisa 9 cruzou para a área, mas a finalização foi para fora.
Aos cinco minutos, o atacante Gustavo Nescau, do Ramalhão, acertou a mão no rosto de Du Queiroz no meio-campo e tomou bronca do árbitro Matheus Delgado Candançan. Com pouco menos de sete minutos, o Santo André chegou pelo lado direito de seu ataque. Lucas Tocantins, porém, não conseguiu finalizar. Em seguida, Serginho arriscou de fora da área, mas acertou em cima de Du Queiroz.
Aos nove minutos, Gabriel Pereira recebeu em profundidade na direita do ataque e parou no marcador, mas vou a bola ficar viva. Gustavo Mosquito aproveitou a partiu para cima do adversário, sofrendo falta, que foi cobrada por Fagner na área. Róger Guedes cabeceou, mas o bandeira flagrou o atacante em posição de impedimento.
Dois minutos depois, Róger Guedes recebeu na esquerda do ataque e tentou o drible no marcador. O camisa 9 sofreu mais uma falta próxima à área. O próprio atacante cobrou, e viu o Timão ganhar novo escanteio. Novo dono das bolas paradas, Róger cobrou o tiro de canto, mas nada aconteceu. O Corinthians apertava o oponente neste momento da partida e buscava seu primeiro gol no Paulistão.
Com 14 minutos no relógio, Fagner avançou conduzindo a bola pelo meio e encontrou Giuliano na esquerda do ataque. O meia, entretanto, finalizou mal e jogou em cima da zaga adversária. Com 14 minutos no relógio, Fagner avançou conduzindo a bola pelo meio e encontrou Giuliano na esquerda do Mantuan. O jovem, entretanto, finalizou mal e jogou em cima da zaga adversária.
Aos 21 minutos, Róger Guedes cobrou escanteio pelo lado direito. Raul Gustavo cabeceou com muito perigo, mas viu a bola sair raspando a trave esquerda da meta de Jefferson.
Três minutos depois, Fagner achou excelente passe em profundidade para Gustavo Mosquito na direita. O atacante invadiu a área e cruzou para o meio do ataque. Porém, a bola desviou no defensor andreense no meio do caminho, e os corinthianos reclamaram muito de um possível pênalti por toque de mão.
O árbitro Matheus Delgado Candançan optou por ir olhar o lance no monitor de vídeo. Após analisar o lance, o juiz marcou penalidade a favor do Timão.
Primeiro gol do Corinthians: Fábio Santos cobrou forte no meio do gol e viu o goleiro Jefferson até tocar na bola. Porém, o lateral-esquerdo marcou o primeiro gol do Corinthians na temporada e inaugurou o placar em Santo André.
Placar justo neste momento. O time que mais buscou o gol, foi premiado com um. Aos 31 minutos, Gustavo Mosquito foi acionado em profundidade na direita e cruzou na medida para Mantuan no meio da área. O jovem oriundo da base conseguiu finalizar, mas parou em boa defesa do goleiro Jefferson.
Mesmo tendo aberto o placar, o Corinthians seguia em cima do Santo André e sequer era ameaçado pela equipe adversária. O Ramalhão não conseguia chegar próximo ao gol de Matheus Donelli. Em contrapartida, passava a dominar as ações e empurrar o Timão para trás buscando o empate. A equipe da casa conseguiu escanteio aos 41 minutos, mãe cobrou sem perigo.
O Santo André perdeu uma chance inacreditável aos 42. Em posição legal, Nescau recebeu ótimo cruzamento sob as traves de Donelli, mas isolou. Foi a única chegada com perigo do time mandante até então. O árbitro optou por acrescentar mais três minutos na primeira etapa.
Aos 46, Fagner deu lançamento rasteiro para Mosquito na direita, e viu o atacante conseguir escanteio após bobeada de Thallyson. Na cobrança, a bola sobrou para Mosquito na esquerda. O camisa 19 cruzou na área e a bola ficou viva para Fagner pelo lado direito do ataque. O lateral-direito tentou encontrar Mantuan no meio da área, mas sem sucesso.
Estatísticas do Corinthians no primeiro tempo: 61% de posse de bola, sete finalizações (duas no gol, quatro para fora, uma travada), sete escanteio, um impedimento, três faltas, uma grande chance, 327 passes (88% certos), 47% de sucesso nas bolas longas, 38% de cruzamentos certeiros, 40% de sucesso nos dribles, 59 perdas de posse de bola, 20 disputas de bola vencidas, quatro disputas aéreas vencidas, quatro desarmes, duas interceptações, quatro cortes.
Segundo tempo
O Santo André iniciou o segundo tempo apertando o Corinthians em busca do gol de empate. Aos seis minutos, o Timão chegou com perigo com Gabriel Pereira. O jovem carregou pela direita do ataque, cortou para o meio e bateu forte de fora da área para boa defesa de Jefferson.
Dois minutos depois, Sylvinho acionava Paulinho no banco de reservas. Muito ovacionado pela torcida alvinegra, o volante estava prestes a realizar seu segundo jogo em sua segunda passagem pelo clube. Aos dez minutos, Serginho arriscou uma bomba do meio da rua. Matheus Donelli afastou para escanteio.
Com 11 minutos, Sylvinho optou por tirar Gustavo Mosquito e promover a entrada de Paulinho. Neste momento, o ritmo do jogo havia caído. O Ramalhão seguia em busca do gol empate, mas enfrentava muita dificuldade para passar do sistema defensivo do Timão.
Aos 16, os mandantes chegaram com perigo em cruzamento pela direita. Lucas Tocantins completou de cabeça, mas mandou para fora. Gustavo Mantuan e Róger Guedes trocaram de posição aos 19 minutos. O jovem passou a jogar pela esquerda, enquanto o camisa 9 foi para o comando do ataque.
O atacante sofreu falta próxima à área ofensiva quando o marcador mostrava 20 minutos. Giuliano cobrou no meio da área, mas ninguém conseguiu aproveitar. O lance foi parado após falta de Raul Gustavo no ataque.
Aos 24 minutos, Jatobá fez ótimo lance na intermediária e passou por dois defensores do Timão. De fora da área, chutou para fora, mas com desvio. Na cobrança do escanteio para o Ramalhão, o Corinthians ganhou lateral pela direita da defesa.
Em seguida, Sylvinho optou por tirar Gustavo Mantuan e colocar Adson em campo. Aos 26, Paulinho arrancou em contra-ataque e fez boa jogada para cima da marcação, conquistando um escanteio. Gabriel Pereira cobrou, porém não obteve êxito.
Dois minutos depois, Fagner fez falta no ataque e sofreu cartão amarelo. Foi a primeira advertência da equipe alvinegra no jogo. Na cobrança, Lucas Tocantins cabeceou, mas viu Matheus Donelli ficar tranquilamente com a bola.
Com 30 minutos, Thallyson cruzou pela direita da defesa alvinegra, e viu Lucas Cardoso perdeu grande chance debaixo das traves, com gol aberto. Matheus Donelli havia passado reto no lance, mas se recuperou e ficou com a bola em seguida.
Aos 36 minutos, parte da torcida do Corinthians acendeu sinalizadores na arquibancada e impediu o andamento da partida. Na sequência, Sylvinho promoveu as entradas de Gabriel e Luan nas vagas de Gabriel Pereira e Giuliano, respectivamente.
Aoe 48 minutos, o Timão teve sua melhor chance no segundo tempo. Adson conduziu pela intermediária e encontrou Róger Guedes na esquerda. O camisa 9 bateu colocado e viu Jefferson voar para fazer linda defesa e mandar para escanteio.
Estatísticas gerais do Corinthians na partida: 59% de posse de bola, 11 finalizações (quatro no gol, cinco para fora, duas travadas), dez escanteios, um impedimento, dez faltas, um cartão amarelo, uma grande chance, duas defesas de Matheus Donelli, 609 passes (88% de acerto), 46% de sucesso nas bolas longas, 50% de êxito nos dribles, 36% de cruzamentos certos, 110 perdas de posse de bola, 47 disputas de bola vencidas, oito disputas aéreas vencidas, 14 desarmes, seis interceptações e oito cortes.
E agora?
Com a vitória, o Corinthians chega a quatro pontos em dois jogos no Grupo A, e pode terminar a rodada na liderança de sua chave, a depender do resultado do jogo entre Guarani e Red Bull Bragantino, que ocorrerá nesta segunda-feira (31).
Agora, o próximo compromisso do Timão será nesta quarta-feira (02), às 21h35 (Brasília), na Neo Química Arena, quando fará o clássico contra o Santos. O jogo será válido pela terceira rodada do torneio estadual.
Veja mais:
Cássio e João Victor são desfalques de última hora para jogo entre Corinthians e Santo André
Polícia proíbe Gaviões da Fiel de utilizar itens em alusão à torcida organizada neste domingo