No dia 17 de janeiro de 2008, o Corinthians estreava com vitória por 3×0 sobre o Guarani, pelo Campeonato Paulista e dois jogadores que marcaram seu nome na história do clube, vestiam a camisa alvinegra pela primeira vez: o zagueiro Chicão e o lateral Alessandro.
Os defensores participaram da reconstrução do Corinthians, após um 2007 desastroso, que culminou no rebaixamento para segunda divisão do Brasileiro. Com intuito de dar a volta por cima, o time foi remodelado, sob comando de Mano Menezes, tendo Alessandro e Chicão como peças importantes.
A dupla conquistou os títulos da Série B (2008), do Paulista (2009) e da Copa do Brasil (2009), sustentando uma defesa sólida. Em 2011, levaram o pentacampeonato Brasileiro e no ano seguinte, a invicta Libertadores e o bicampeonato Mundial.]
“Foi emocionante por ter sido o primeiro contato com a torcida e pela forma com que fomos recebidos num momento tão difícil… Tínhamos o objetivo de levar o Corinthians à série A, mas sempre pensei em vencer a Libertadores. Foi pensando nisso que optei pela permanência no Corinthians. A gente não pode se acomodar com poucos títulos”, recordou o ex-zagueiro.
Chicão ficou no clube até 2013, disputando 247 jogos pelo Timão e anotando 42 gols, o que fez dele, o segundo zagueiro que mais marcou gols com a camisa do Corinthians.
“Impossível para qualquer atleta que chegasse ao Corinthians em 2008 imaginar que cinco anos depois teria conquistado tudo o que conseguimos. Só tenho a agradecer, porque foi uma coisa mais inédita e emocionante do que a outra”, agradeceu Alessandro.
O ex-lateral pendurou as chuteiras no final de 2013, e no ano seguinte foi anunciado como coordenador técnico do clube, assunto a gerência de futebol em 2016, após a saída de Edu Gaspar para Seleção Brasileira, e permaneceu no cargo até 2018. Neste ano retornou à função de gerente na gestão do presidente Duílio Monteiro Alves.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados