Que corinthiano não se lembra de Colin Kazim-Richards, conhecido no Brasil apenas como Kazim, que apesar de pouco jogar na campanha do heptacampeonato brasileiro, em 2017, fez o gol da vitória sobre o Avaí, na Neo Química Arena, que praticamente carimbou o troféu nacional?
O Gringo da Favela, apelido que ele mesmo adotou e utiliza até hoje, está atuando no Derby County, da segunda divisão da Inglaterra, desde outubro de 2020. Há cinco meses, o jogador deu entrevista ao “Globo Esporte” e se declarou ao Corinthians. Ele também não rechaçou as possibilidades de, um dia, voltar a defender o clube.
Kazim nasceu em Londres, capital da Inglaterra, mas defendeu a seleção da Turquia durante oito anos, entre 2007 e 2015, após conseguir se naturalizar. Ele iniciou sua carreira como profissional no pequeno Bury, de seu país natal, em 2004, e passou por Brighton e Sheffield antes de ir para o futebol turco, onde defendeu o Fenerbahçe entre 2007 e 2011.
Em seguida, passou por outros países, como França, Grécia, Holanda e Escócia, até decidir vir para o Brasil para jogar no Coritiba, em junho de 2016. Após cair nas graças da torcida alviverde e acumular boas atuações no time de Paulo César Carpegiani, foi contratado pelo Corinthians em janeiro de 2017 com vínculo válido por dois anos. O Timão pagou uma multa de R$ 1 milhão ao clube paranaense para acertar a chegada do atacante.
Kazim iniciou a temporada de 2017 como titular sob o comando de Fábio Carille. Em sua estreia, contra o Vasco, na Flórida Cup, marcou um gol e deu uma assistência na goleada por 4×1. Depois, voltou a balançar as redes na vitória por 1×0 sobre o Audax, em Osasco, no Paulistão. Entretanto, não conseguiu manter uma regularidade e acabou perdendo espaço para Jô, passando a jogar pouco durante o restante do ano.
Seu lance mais marcante com a camisa alvinegra foi o citado no primeiro parágrafo, em 11 de novembro de 2017, na 34ª rodada do Brasileirão daquela temporada. Ele substituiu o então camisa 7, que precisou cumprir suspensão imposta pelo STJD, e marcou, de peito, o gol da vitória que praticamente garantiu o troféu nacional para o Corinthians, encerrando um jejum individual de quase nove meses sem balançar as redes.
O inglês naturalizado turco voltou a receber oportunidades durante o Paulistão de 2018, na vaga deixada por Jô, que havia acabado de ser negociado com o Nagoya Grampus, do Japão. Mesmo começando a competição como titular, Kazim não aproveitou as chances e voltou a perder espaço na equipe alvinegra.
Apesar de não ter uma qualidade técnica exuberante, o estrangeiro nunca foi alvo detestado pelos torcedores, que se cativavam com o carisma e com a entrega do centroavante dentro de campo. Ele se despediu do Timão com 37 jogos disputados, quatro gols marcados e três títulos conquistados.
Após um ano e meio no clube, o Gringo da Favela deixou o CT Joaquim Grava na metade de 2018 para atuar no Lobos BUAP, do México, por empréstimo até o fim de seu contrato, que era válido até dezembro daquele ano. Na temporada seguinte, se transferiu para o Veracruz e, em 2020, defendeu o Pachuca, ambos mexicanos, até optar por voltar à Europa, quando acertou com o Derby County há pouco mais de um ano.
Veja mais:
Em meio à indefinição com Cavani, Corinthians se reaproxima de Diego Costa
Corinthians negocia com o Botafogo por Kanu e irá envolver um atleta no negócio
Matheus Araújo acerta renovação com o Corinthians por três anos
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados