Pelo gramado da Neo Química Arena ser híbrido e necessitar de cuidados especiais, o Corinthians planeja um cronograma para cuidar da grama e conseguir tê-la em perfeito estado durante todo o ano. No entanto, como não houve um grande intervalo entre as temporadas de 2020 e 2021, foi preciso fazer uma adaptação, explicou André Amaral, diretor da World Sports, empresa que cuida do gramado do estádio alvinegro, para a Gazeta Esportiva.
“Lá no Corinthians sempre é um desafio porque é um gramado único na América, tudo é um desafio lá, e esse ano praticamente não parou, um gramado que todo verão dá uma sentida. A gente foi aproveitando janelinhas de 10, 15 dias que tínhamos para fazer alguma coisa para manter o campo no nível que todos estão acostumados. Em abril, aproveitamos para dar uma semeada, basicamente o que estamos fazendo agora, mas com menor intensidade“, afirmou o diretor.
Além desses ajustes que foram feitos ao longo de 2021, houve uma grande mudança em relação ao tratamento mais agressivo no gramado, que consiste em começá-lo do zero, que estava previsto para ser realizado no final do deste ano e passou para novembro de 2022. A última vez que isso foi realizado na Neo Química Arena foi em 2018.
“Estava programado uma reforma mais pesada, porque ia ter um evento lá. Ia ter um show de uma empresa, iam usar o gramado. A gente ia aproveitar e fazer a reforma. Quando cancelaram, a gerência da Arena, o departamento de futebol do Corinthians, a World Sports, a gente discutiu para ver se precisava, porque talvez eles teriam de perder um ou dois jogos, como foi da outra vez, mas tinha o Pacaembu. Agora, não tem mais o Pacaembu. A gente conversou, o gramado está bom, o pessoal do futebol disse que por eles estava muito bom e que poderíamos aproveitar a janela da Copa do Mundo. Teria um prazo maior no ano que vem“, revelou André.
Para esse ano, será feita apenas uma semeadura, visto que a grama chegou ao final de temporada em boas condições.
“Esse ano é um corte vertical agressivo, porque acumula um pouco mais de material orgânico em relação aos gramados que não são híbridos. Estamos fazendo essa limpa, depois vamos jogar mais sementes, depois areia, e fazer uma descompactação pesada, para jogar essa areia do solo“, afirmou o diretor.
Veja também:
Corinthians deve jogar a Copinha sem dois de seus titulares
Willian cita dois jovens do Corinthians que podem ter sucesso em clubes da Europa
Pelo segundo ano seguido, Jô termina a temporada como artilheiro do Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados