Último gol de Fernando Baiano pelo Corinthians completa 20 anos

  • Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão

Há 20 anos, o Corinthians visitava o Internacional no Beira Rio, por partida do Campeonato Brasileiro e o gol que abriu o placar de 2×0 para o Alvinegro foi de Fernando Baiano. Era o último gol pelo Corinthians, do atacante que chegou ao Parque São Jorge com 14 anos e se consagrou como campeão Mundial.

O Timão entrou em campo com Dida, Anderson, Batata e Betão; César Sampaio, Fabrício, Rodrigo Pontes, Pingo, Renato e Luciano Ratinho; Fernando Baiano. O meio campo Renato marcou o segundo gol da partida na metade do segundo tempo.

Fernando Baiano, o João Fernando Nelo, chegou à base do Corinthians em 1993. Jogava em um time de várzea e teve o Alvinegro do Parque São Jorge como adversário. Sua equipe perdeu por 7×0, mas o camisa nove conseguiu chamar atenção do técnico Mirandinha, a ponto de ser chamado para fazer um teste no Clube.

Foto Arquivo Corinthians

No Corinthians ele fez toda a base. Depois de ter se destacado na Copa São Paulo, conseguiu uma vaga na equipe principal. No Campeonato Paulista voltou a agradar a comissão técnica e a Fiel, numa época em que o Corinthians corria atrás de um matador. A rápida ascensão, no entanto, foi interrompida com a chegada de Luizão, astro, que ficou com sua vaga de titular.

Libertadores 1999

Na Libertadores de 1999 foi um dos artilheiros da competição com seis gols marcados. Na goleada por 8×2, contra o Cerro Porteño, o atacante marcou cinco gols, três deles em um intervalo de apenas sete minutos. O garoto do Terrão, na realidade, marcou sete gols naquela partida. Um foi anulado e o outro, por equívoco do árbitro, foi dado para Índio.

Mundial de 2000

Vasco 0 x 0 Corinthians – Prata da casa do Corinthians, Fernando Baiano, reserva de Luizão, entrou na vaga de Edílson no final da prorrogação, já com o intuito de fazer parte da lista dos cinco batedores de pênaltis. Com 20 anos e o mais jovem entre os que foram para a marca da cal, deslocou o goleiro Helton e ajudou o Corinthians a conquistar o seu primeiro título Mundial.

Entre base e profissional, Fernando Baiano defendeu o Corinthians de 1993 a 2001. As três temporadas como profissional no Parque São Jorge serviram para o camisa nove fazer história.

Conquistou o Campeonato Paulista/1999/2001, o Campeonato Brasileiro/1999 e o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA de 2000. Além disso, foi artilheiro da Copa Libertadores da América de 1999.

Participou de 106 partidas com a camisa Alvinegra e marcou 38 gols.

Confira AQUI a entrevista exclusiva de Fernando Baiano para a TV Central do Timão.

Notícias do Corinthians

Rolar para cima