No último domingo (21), o Corinthians chegou à sua sétima vitória seguida na Neo Química Arena após superar o Santos por 2×0, em jogo que teve início às 16h (Brasília) e foi válido pela 34ª rodada do Brasileirão, entrou no G-4 pela primeira vez nesta edição do torneio nacional. Diferentemente do que aconteceu depois da derrota para o Flamengo, na quarta-feira passada (17), quando o Timão viu sua probabilidade de classificação à Libertadores diminuir 2,5%, desta vez as chances aumentaram.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os três pontos conquistados em Itaquera deixaram a equipe de Sylvinho com 94,7% de possibilidade de conquistar uma vaga na principal competição do continente. O número representa um crescimento de de 12,2% em relação à probabilidade após o revés para o time rubro-negro no Maracanã.
Os únicos clubes já garantidos no campeonato internacional são o líder Atlético-MG, o vice-líder Flamengo e o Athletico-PR, que ocupa a 13ª colocação no Brasileiro, mas conquistou a Copa Sul-Americana no sábado (20) e disputará a fase de grupos da Libertadores. Curiosamente, o Palmeiras, que também estava com 100% na última rodada, viu sua probabilidade cair para 99,998% após a derrota para o Fortaleza, no Ceará.
Sendo assim, o Corinthians só não tem mais chances de classificação do que os times citados no parágrafo anterior. O Timão também beira a probabilidade máxima e deve garantir matematicamente sua qualificação nas próximas rodadas, sobretudo se continuar fazendo sua parte nos compromissos em casa.
Por consequência do aumento na possibilidade de jogar a Libertadores, a chance da equipe alvinegra disputar a Sul-Americana caiu 12,2% e, agora, aparece em apenas 5,3%. Além disto, ainda de acordo com a UFMG, o Corinthians não tem mais nenhuma chance de conquistar o título nacional, tampouco de ser rebaixado à Série B.
O Corinthians volta a campo na próxima quinta-feira (25), às 20h (Brasília), na Arena Castelão, contra o Ceará comandado por Tiago Nunes. O jogo será válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Veja mais:
Corinthians faz campanha para ajudar criança em luta contra doença rara; saiba como colaborar
Corinthians tem quarta maior sequência de vitórias na história da Neo Química Arena
Sylvinho diz que Gabriel ”se doa demais” e parabeniza atuação de atleta
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados