Neste domingo, às 16h (Brasília), na Neo Química Arena, contra o Santos, o Corinthians irá iniciar uma maratona de reencontros com quatro ex-técnicos que passaram pelo clube nos últimos três anos. O primeiro deles será o que talvez mais deixou saudade nos corações dos torcedores: Fábio Carille, campeão brasileiro e tricampeão paulista sob o comando do Timão, entre 2017 e 2019, além de outros oito títulos como auxiliar, entre 2009 e 2016. O jogo será válido pela 34ª rodada do Brasileirão.
Na rodada seguinte, na próxima quinta-feira (25), o adversário será Tiago Nunes, que está à frente do Ceará desde o fim de agosto e vem de goleada sobre o maior rival Fortaleza, na Arena Castelão, palco do confronto contra o Corinthians. O treinador deixou o CT Joaquim Grava em setembro de 2020 após uma sequência de maus resultados no campeonato nacional. A gota d’água foi uma derrota para o Palmeiras em Itaquera.
Depois do duelo diante do Vozão, o Timão enfrenta o Athletico-PR, no dia 28, que é o único time da sequência que não é dirigido por um ex-treinador alvinegro. O Furacão, que tem a decisão da Copa Sul-Americana neste sábado (20), contra o Red Bull Bragantino, é comandado por Alberto Valentim.
Sendo assim, o próximo reencontro será contra Vagner Mancini, atualmente no Grêmio, que foi desligado do cargo no Timão em maio. O ex-técnico assumiu a equipe após demissão de Tiago Nunes e livrou o time do rebaixamento em 2020, mas não conseguiu manter o bom desempenho à frente do Corinthians e teve sua saída anunciada após eliminações seguidas no Paulistão e na Sul-Americana. O compromisso está marcado para o dia 5 de dezembro, na capital paulista, na penúltima rodada.
Curiosamente, o técnico gremista já enfrentou o time alvinegro nesta edição do Campeonato Brasileiro. Ele estava à frente do América-MG, no empate em 1×1 na Neo Química Arena, pela 21ª rodada, algumas semanas antes de ter seu retorno anunciado no Tricolor do Rio Grande do Sul.
Depois de Mancini, o Corinthians irá fechar sua participação no torneio diante do Juventude de Jair Ventura, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O treinador da equipe alviverde comandou o Timão na reta final de 2018, após demissão de Osmar Loss, e levou o clube ao vice-campeonato da Copa do Brasil daquele ano. Mesmo disputando a decisão nacional, Jair não resistiu ao desempenho ruim no Brasileirão, onde brigou contra o rebaixamento, e foi desligado em dezembro.
● Confira os aproveitamentos dos técnicos no Corinthians e em seus respectivos clube atuais:
● Fábio Carille (Corinthians) ➔ 184 jogos, 87 vitórias, 56 empates, 41 derrotas, 57,43% de aproveitamento e quatro títulos conquistados;
● Fábio Carille (Santos) ➔ 14 jogos, cinco vitórias, quatro empates, cinco derrotas e 45,3% de aproveitamento.
● Tiago Nunes (Corinthians) ➔ 27 jogos, nove vitórias, dez empates, oito derrotas, 45,68% de aproveitamento e vice-campeão paulista;
● Tiago Nunes (Ceará) ➔ 17 jogos, seis vitórias, seis empates, cinco derrotas e 47,1% de aproveitamento;
● Vagner Mancini (Corinthians) ➔ 45 jogos, 20 vitórias, 13 empates, 12 derrotas e 54,1% de aproveitamento;
● Vagner Mancini (Grêmio) ➔ nove jogos, três vitórias, um empate, cinco derrotas e 33,4% de aproveitamento.
● Jair Ventura (Corinthians) ➔ 19 jogos, quatro vitórias, seis empates, nove derrotas e 31,58% de aproveitamento;
● Jair Ventura (Juventude) ➔ cinco jogos, três vitórias, dois empates e 73,4% de aproveitamento.
Veja mais:
“Caiu em Itaquera, já era!” – O hexa Brasileiro do Corinthians completa seis anos
Zenon e Biro-Biro sugerem titularidade de Luan contra o Santos: “Ele tem que ter essa oportunidade”
Uniformizada do Corinthians organiza caravana gratuita para final da Libertadores Feminina
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados